*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima
Vinho branco francês – Ropiteau Frères A.O.C. Puligny-Montrachet Blanc 2016
Para comprar esse vinho no site parceiro, clique aqui
Volume: 750 mL
Região: Puligny-Montrachet (Borgonha)
Safra: 2016
Boca: Médio corpo, fresco, notas da madeira, final longo
Produtor: Ropiteau Frères
Uva: Chardonnay
Teor alcoólico: 13%
Serviço: 10°C
Potencial de guarda: 9 anos
Nariz: Frutas amarelas maduras, baunilha, floral
Visual: Amarelo
Amadurecimento: Fermentado em barricas de carvalho, sendo 20% novos, onde amadurece sobre as borras (sur lie) por 10 meses
Harmonização: Lagosta ao molho de iogurte, risoto de bacalhau, robalo assado com batatas, vieiras grelhadas com aspargos, salada niçoise, e queijos como Brie e Camembert, o Clochette ou o Valençay
Breve descrição:
Os Chardonnays borgonhêses, produzidos na região de Puligny-Montrachet, são mundialmente famosos por serem elegantes e intensos.
Sua tipicidade é revelada nos aromas e sabores, que demonstram a excelência dos grandes brancos da Borgonha. Os vinhos da Denominação de Origem Puligny-Montrachet compõem o quadro dos melhores brancos do mundo e trazem para os apreciadores as características únicas dessa região francesa.
O terroir de Puligny-Montrachet é conhecido por produzir vinhos de alta qualidade, que agradam os paladares mais exigentes. É uma região repleta de tradição vitivinícola e que conquista cada vez mais apreciadores pelo mundo afora.
Sobre a vinícola:
Em 1848, o jovem Jean Ropiteau, então com 24 anos, fundou com os seus cunhados a sua Casa Mercantil do Vinho. Ele previu logo após que este meio de transporte seria a forma de promover os vinhos da Borgonha.
No início do século XX, a Casa continuou em expansão, mas permaneceu fiel aos seus valores. Posteriormente, em 1940, seu bisneto, Auguste Ropiteau, adquiriu as atuais adegas de Meursault por um baixo preço. Esta aquisição foi um sucesso tão grande que hoje o nome Ropiteau Frères se tornou portanto sinônimo de “grandioso Meursault”.
No cemitério da aldeia, a lápide de Marguerite Ropiteau, a saber, esposa de Jean, tem duas letras gravadas: SG. Por quê? Estas letras representam “Sauva les Genevrières” e fala da batalha inegavelmente implacável liderada por esta mulher notável para manter a classificação de Premier Cru para este clima muito propício.
Os requisitos começam com a escolha dos suprimentos, selecionando assim viticultores com muitos anos de parceria. O controle de produção, práticas culturais amigas do ambiente são fatores decerto decisivos para os vinhos de qualidade.
Referência: www.ropiteau.com
Veja a seguir mais rótulos da vinícola Ropiteau Frères
Para comprar no site parceiro, clique aqui