Vinho tinto espanhol
Volume: 750 mL
Região: Ribera del Duero
Safra: 2016
Boca: Frutado, bom corpo, acidez agradável, taninos presentes
Produtor: Bodegas marta maté
Uva: Tempranillo
Teor alcoólico: 14%
Serviço: 15°C
Potencial de guarda: 5 anos
Nariz: Ameixa, cereja, framboesa, alcaçuz, ervas, especiarias, folhas secas
Visual: Rubi
Armazenamento: 6 meses em barricas de carvalho francês e americano
Harmonização: Pappardelle à bolonhesa, filé de tira com legumes, leitão a pururuca, lasanha de cogumelos, polenta aos quatro queijos, arroz de cordeiro
Breve descrição: A Bodegas Marta Maté se localiza na cidade Tubilla del Lago, no norte de Ribera del Duero. Fundada no século IX, a cidade possui uma longa tradição vitivinícola, e até hoje conserva muitas adegas subterrâneas sob suas ruas. Cheio de personalidade, este tinto é bem versátil e harmoniza muito bem com carnes e massa.
Sobre a vinícola: A inspiração por trás da criação do Bodegas Martamate começou em 2008. O primeiro vinho, que leva o nome de Primordium (que significa: a origem, o começo) recebeu uma magnífica recepção e foi aclamado por críticos e conhecedores de vinhos (95 pontos Parker). Em maio de 2013, a vinícola adquiriu alguns edifícios em Tubilla del Lago, Burgos, dentro da área designada para a denominação de origem dos vinhos Ribera del Duero. Nasceu a Bodega marta maté: um edifício simples e simples no coração da zona rural, dedicado exclusivamente à elaboração de uma quantidade limitada de vinhos de alta qualidade.
As uvas são cuidadosamente colhidas à mão e coletadas nas cestas tradicionais de 12 kg. Em seguida, eles são classificados na tabela de seleção de acordo com a qualidade. O objetivo é preservar as características físicas da uva, removendo cuidadosamente quaisquer uvas mofadas ou danificadas, à mão, antes do processo de bombeamento. As uvas da melhor qualidade são esmagadas naturalmente pela gravidade e fermentadas em tanques cônicos para concentrar os sabores naturais.
A fermentação malolática e a maturação do vinho ocorrem em barris de 225 litros de carvalho francês e em barris de 600 litros de carvalho americano. Também é usado barris de madeira com capacidade de 2300 litros. A área reservada para a maturação do vinho nesses barris fica no lado sul, embaixo do prédio, onde há um nível contínuo e exaustivo de controle.
As bodegas estão localizadas em Tubilla del Lago, uma vila no sul da província de Burgos, que é banhada pelo rio Gromejon. Está situado no norte da área designada para a denominação de origem dos vinhos Ribera del Duero. O nome da vila é de origem medieval e deriva da palavra “toba”, que significa a pedra branca que normalmente é vista no solo da área.
Esta vila, datada do século IX, tem uma longa tradição de viticultura e ainda existem muitas adegas subterrâneas preservadas nas ruas. No entanto, a Bodega marta maté tem as suas próprias videiras. Essas uvas são transformadas por uma equipe de pessoas que desejam apenas criar os melhores e mais distintos vinho.
Para comprar no site parceiro, clique aqui