*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima
Vinho tinto chileno – Pérez Cruz Reserva D.O. Valle del Maipo Andes Cabernet Sauvignon 2017
Volume: 750 mL
Região: Valle del Maipo
Safra: 2017
Boca: Médio corpo, taninos presentes, boa acidez
Produtor: Pérez Cruz
Uvas: Cabernet Sauvignon (91%), Syrah (4%), Carménère (3%) e Petit Verdot (2%)
Teor alcoólico: 13,5%
Serviço: 15°C
Potencial de guarda: 6 anos
Nariz: Frutas vermelhas, herbáceo, especiarias, amadeirado
Visual: Rubi
Amadurecimento: 12 meses em barricas de carvalho, sendo 60% americanas e 40% francesas
Decantação: 20 minutos
Harmonização: Risoto de filé-mignon, contrafilé na brasa, polenta mole com ragu de costela, penne à carbonara gratinado, batata recheada, lasanha de berinjela com queijo
Premiações/Pontuações: 91 pontos pelo crítico Robert Parker
Breve descrição:
Este Pérez Cruz Reserva nos traz como protagonista a rainha das uvas tintas, a Cabernet Sauvignon, assim como umas pitadas de outras uvas clássicas.
A Cabernet Sauvignon é sem dúvida uma uva que se adapta excepcionalmente a diversos terroirs, como neste Valle del Maipo.
Além disso, soma-se a isso a expertise da vinícola boutique Perez Cruz, que soube muito bem aproveitar as características das uvas com a tipicidade desse terroir.
Como resultado um tinto de médio corpo e equilibrado, e que recebeu a aclamação do renomadíssimo crítico Robert Parker.
E por fim, trata-se de um exemplar vegano.
Sobre a vinícola:
A família Pérez Cruz tem como objetivo principalmente expressar a personalidade de sua propriedade por meio de vinhos com caráter e identidade. Os vinhos são 100% uni-vinícolas, o que permite portanto à vinícola ter o controle total dos frutos que se destacam, que chegam com maturação plena e com maturação uniforme.
O enólogo francês German Lyon, auxiliado pela consultoria de Álvaro Espinoza e um dos maiores especialistas em biodinâmica do país, faz dessa forma uma abordagem cuidadosa e no manuseio da fruta, que flui através da vinícola de vários níveis alimentada por gravidade sem bombas .
No sopé ondulante da Cordilheira dos Andes, os solos são profundos, pedregosos e pobres em nutrientes. O clima mediterrâneo oferece verões secos e muito ensolarados, com grandes oscilações entre as temperaturas diurna e noturna – a combinação ideal então para a produção de vinhos de alta qualidade com frutas maduras e acidez motriz.
Ademais, solos rochosos e um microclima temperado criam condições de crescimento excepcionais. A influência refrescante do ar da montanha dos Andes se mistura com as brisas suaves do Oceano Pacífico para criar pois as condições para um amadurecimento lento e longos períodos de suspensão, que levam a sabores de frutas vibrantes e frescos combinados com ervas aromáticas locais, acidez natural de dar água na boca e taninos polidos.
A adega foi construída com madeiras autóctones com duas naves centrais em forma de barril, arcos exteriores que evocam a passagem do vento pelas árvores e alicerces de pedra que remetem desse modo às estruturas que os Incas deixaram para trás na zona.
Seu design sustentável enfim incorpora um processo de fluxo por gravidade e tem uma capacidade de três milhões de litros. Aproveitando as condições abaixo do solo, a temperatura e a umidade são controladas naturalmente na adega de barris, que tem capacidade para 5.000 barris.
Referência: https://www.wine.com
Veja a seguir mais rótulos da vinícola Pérez Cruz
Para comprar no site parceiro, clique aqui