Perereca do Monte 2018
Vinho tinto português
Volume: 750 mL
Boca: É jovem, macio, encorpado e de ótima persistência
Produtor: Lusovini
Uvas: Touriga Nacional, Tinta Roriz e Alfrocheiro
Teor alcoólico: 13%
Serviço: 14°C
Potencial de guarda: 3 anos
Nariz: Muita fruta vermelha, alguma compota, com notas de cereja em calda
Vinificação: Fermentação em tanques de aço inox com temperatura controlada entre 24º e 26ºC
Amadurecimento: 3 meses em barricas de carvalho francês
Harmonização: Carnes vermelhas e queijos de pasta mole
Breve descrição:
Apesar de uma visão que o brasileiro tem do povo europeu, de ser composto por gente séria e sisuda, Portugal definitivamente não é assim. Sobretudo, os portugueses são excelentes anfitriões e com um afiado senso de humor, que se reflete, muitas vezes, em seus rótulos de vinho.
Este é o caso de Perereca do Monte, que faz então uma brincadeira com o nome do animal que, em Tupi, significa “ir aos pulos”. O “pulo” afinal faz alusão ao fato de que esse vinho vem de três regiões distintas de Portugal – Dão, Alentejo e Douro – e foi feito sob os cuidados da enóloga-chefe da Lusovini Sónia Martins.
Um corte de Touriga Nacional, Alfrocheiro e Tinta Roriz, Perereca é, sobretudo, um vinho gastronômico, elegante e versátil. Um vinho jovem e redondo, que para isso certamente o breve estágio em barricas colaborou.
Como resultado de toda essa expertise na elaboração, temos um tinto que exala em taça um aroma com muita fruta vermelha, com toque de compota e notas de cereja em calda.
Além disso em boca é jovem, macio, encorpado e com um agradável e longo final. Enfim um exemplar de ótimo custo-benefício, que harmoniza excepcionalmente com um bom churrasco e queijos de massa mais mole, como o Gouda.
Sobre a vinícola:
Localizada em Nelas, a saber, no coração do Dão, a Lusovini surge em 2009 do anseio em levar ao mundo a diversidade e qualidade do vinho elaborado em solo português.
Criada pelas mãos de experientes enólogos e empresários e capitaneada pelo antigo presidente e fundador da renomada Dão Sul, o viticultor e enólogo Casimiro Gomes, a Lusovini conta, em seu portfólio, com vinhos elaborados em diferentes partes de Portugal – Dão, Douro, Bairrada, Alentejo e região do Vinho Verde.
Referência: https://www.totalvinhos.com.br
Veja a seguir mais 5 rótulos de Lusovini: o Sericaia Tinto 2017, o Flor de Nelas Reserva Dão Tinto 2014, o Pedra Cancela Seleção do Enólogo Dão Tinto 2016, o Pedra Cancela Seleção do Enólogo Branco Dão 2019 e o Pedra Cancela Touriga Nacional Rosé 2018
Para comprar no site parceiro, clique aqui