Pagodes de Cos Saint-Estèphe AOC 2016

Pagodes de Cos Saint-Estèphe AOC 2016 - Oferta

*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima

Vinho tinto francês

Volume: 750 mL
Região: Saint-Estèphe (apelação de Bordeaux)
Safra: 2016
Boca: Corpo médio, taninos vivos, acidez média mais, final longo e aveludado
Produtor: Château Cos D’Estournel
Uvas: Cabernet Sauvignon, Merlot, Petit Verdot e Cabernet Franc
Teor alcoólico: 13%
Serviço: 16°C
Potencial de guarda: 2024
Nariz: Notas de amora, chocolate amargo, menta e carvalho
Visual: Vermelho-rubi profundo
Amadurecimento: Em barricas de carvalho francês
Tipo de fechamento: Rolha de cortiça
Harmonização: Queijo Grana Padano, boeuf bourguignon, bisteca fiorentina
Premiações/Pontuações: 92 pontos Robert Parker; 94 pontos James Suckling; 16,5 pontos Jancis Robinson; 91 pontos Vinous – Antonio Galloni; 93 pontos Jeff Leve; 91 pontos Wine Spectator; 93 pontos Wine Enthusiast; 91 pontos CellarTracker; 16,5 Vinum Wine Magazine

Breve descrição:

Château Cos d’Estournel, um dos mais famosos Châteaux de Saint-Estèphe assina este Pagodes de Cos, um segundo vinho que certamente é uma homenagem aos pagodes — um tipo de torre com várias beiradas, comum na arquitetura asiática.

Um distinto rótulo que armazena um líquido delicado e fresco, que exala em taça encantadoras notas de amora, mirtilo, licor de groselha preta e chá.

Além disso, o seu caráter vibrante, sedoso e sedutor é um convite a valorizar e a contemplar os prazeres da vida, desde os mais simples.

 

Sobre a vinícola:

Cos d’Estournel é um vinhedo e vinícola na denominação Saint-Estèphe do Médoc. Na Classificação de 1855, foi classificado como um segundo cultivo e, sendo assim, continua sendo um dos vinhos mais proeminentes e procurados de todos os Bordeaux.

Historicamente, o Grand vin com predominância de Cabernet Sauvignon teve uma alta porcentagem de Merlot em comparação com outros produtos Médoc, embora isso tenha diminuído nos últimos anos. Cos d’Estournel é dessa forma escuro, taciturno e tânico quando jovem, desenvolvendo complexidade e intensidade com o tempo.

A propriedade está situada, a saber, no extremo sul de Saint-Estèphe, ao norte de Lafite Rothschild de Pauillac. O vinhedo voltado para o sul desce então suavemente até o riacho Jalle du Breuil que o separa de Lafite.

No antigo Gascão, “cos” significa “colina de seixos”, e o vinhedo consiste em cascalhos profundos do Quaternário e argila sobre rocha calcária, cobrindo assim 91 hectares e é plantada 60% com Cabernet Sauvignon e o restante com Merlot.

Outros três vinhos tintos completam o portfólio. O segundo vinho, Les Pagodes de Cos, foi a princípio lançado em 1994 e é feito a partir de vinhas mais jovens em áreas de vinha designadas para o grand vin.

O Château Marbuzet foi historicamente obtido a partir de vinhas mais jovens, mas, desde 1994, tem sido feito a partir dos 7 hectares de vinhas que rodeiam a adega.

O último vinho enfim, o Goulée, foi feito pela primeira vez em 2003 e vem de uma vinha em Port de Goulée no Médoc do Norte. Além disso, desde 2005, dois vinhos brancos, Cos d’Estournel Blanc e Goulée Blanc, foram adicionados ao portfólio.

A nova adega, construída em 2012, possui quatro cubas que podem ser levantadas para então permitir a alimentação dos processos por gravidade.

O grand vin é envelhecido durante 18 meses em barricas novas de carvalho; Les Pagodes vive 12 meses em carvalho novo, enquanto o Marbuzet e o Goulée rouge são amadurecidos em 50 por cento de madeira nova. A produção anual dos vários vinhos varia entre 200.000 e 380.000 garrafas.

Referência: www.wine-searcher.com

Veja a seguir mais 3 rótulos do Château Cos D’Estournel: o Goulée by Cos d’Estournel Médoc AOC 2016, o Château Cos d’Estournel Grand Cru Classé Saint-Estèphe AOC 2010 e o Pagodes de Cos 2015

Para comprar no site parceiro, clique aqui

Ofertas Relacionadas

Sair da versão mobile