*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima
Vinho branco italiano – Masseria Altemura I.G.T. Salento Falanghina 2020
Para comprar esse branco no site parceiro, clique aqui
Volume: 750 mL
Região: Salento (Puglia)
Safra: 2020
Boca: Fresco, frutado e acidez equilibrada
Produtor: Masseria Altemura
Uva: Falanghina
Teor alcoólico: 13%
Serviço: 10°C
Potencial de guarda: 3 anos
Nariz: Aromas de frutas cítricas, flores, damasco e pêssego
Visual: Amarelo claro
Amadurecimento: 3 meses em tanques com suas borras
Classificação: Meio Seco/Demi-Sec
Harmonização: Risoto caprese, casquinha de siri, mix de folhas com queijo cabra, damasco e nozes
Breve descrição:
A Falanghina é uma das variedades de uvas mais antigas da Campânia, Itália. Foi mencionada primeiramente em um poema (Canto VII) em dialeto napolitano de Giulio Cesare Cortese, em 1666.
Posteriormente, foi também amplamente plantada em Puglia e Abruzzo, até os dias de hoje.
Este exemplar, vindo da uva, traz notas expressivas de frutas cítricas, pêssego, damasco. Possui muito frescor e acidez equilibrada na boca!
Um vinho branco que harmoniza perfeitamente com pratos que vão desde frutos do mar até risotos.
Sobre a vinícola:
Masseria Altemura é uma propriedade situada na península de Salento, na região da Apúlia, isto é, “Puglia” traduzindo para o português.
Conhecida principalmente por seus vinhos regionais feitos com algumas das mais famosas variedades de uvas indígenas do sul da Itália: Primitivo, Negroamaro, Aglianico e Fiano (a única variedade de uva branca do portfólio da Masseria Altemura).
Os 130 hectares de vinhedos ficam na zona Primitivo di Manduria DOC e são plantados em solos ora feitos de pedra, ora de argila argilosa. A composição do solo, em combinação com a proximidade da propriedade com os mares Jônico e Adriático, fornecem então as condições ideais de cultivo das uvas nativas.
Masseria Altemura também está fazendo experiências com o cultivo de Moscato e Malvasia Nera, mais amplamente cultivadas, bem como Susumaniello, outra variedade de uva Puglian.
A moderna vinícola tem capacidade para 10.000 hectolitros, abrange 2.000 metros quadrados e além disso é alimentada por energia solar. Quando colhidas, as uvas tintas são, em seguida, totalmente desengaçadas, prensadas e fermentadas em cubas de inox.
Logo depois, os vinhos envelhecem em cascos de carvalho eslavo e tonneaux de carvalho francês.
A linha Cru de Masseria Altemura tem três vinhos varietais: Petravia, um vinho Puglia IGT feito 100% de Aglianico; Altemura, um vinho Primitivo di Manduria DOC feito com 100% de Primitivo, e por fim Sasseo, um vinho Salento IGT também feito com 100% de Primitivo.
A quinta produz ainda uma série de vinhos tintos, brancos e rosés Salento IGT e Puglia IGT da sua gama Select, bem como um único espumante 100 por cento Negroamaro. Masseria Altemura também possui 40 hectares de oliveiras das quais faz um azeite de oliva extra virgem.
Masseria Altemura é, a saber, uma das nove vinícolas italianas pertencentes ao grupo vinícola Casa Vinicola Zonin.
Referência: www.wine-searcher.com
Veja a seguir mais rótulos da vinícola Masseria Altemura
Para comprar no site parceiro, clique aqui