*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima
Vinho branco argentino – La Poderosa Sémillon 2020
Volume: 750 mL
Região: Patagônia
Safra: 2020
Boca: Frutado, com acidez marcante e final refrescante
Produtor: Bodega Del Fin Del Mundo
Uva: Sémillon
Teor alcoólico: 13%
Serviço: 8°C
Potencial de guarda: Pronto para beber
Nariz: Notas intensas de frutas cítricas, com toques de chá preto
Visual: Amarelo-palha com reflexos esverdeados
Tipo de fechamento: Rolha sintética
Harmonização: Ceviche de salmão, paella, frango assado com ervas
Gradação de 0 a 10
Doçura: 0
Tanino: 0
Acidez: 8
Frutado: 8
Breve descrição:
A uva francesa Sémillon é famosa por dar origem aos brancos doces de Sauternes e os secos de Pessac-Leognan, mas também é muito cultivada na Argentina.
Por exemplo, temos esta versão branca da linha La Poderosa, um branco argentino seco, que além de apresentar as características da casta, expressam bem o terroir gélido da Patagônia.
Ou seja, temos um vinho que exala em taça aromas de frutas cítricas com toques de chá preto e que possui uma acidez marcante e um final refrescante em boca.
Um rótulo que transmite um ar clássico e um toque moderno — assim foi a intenção da vinícola Bodega Del Fin Del Mundo ao assinar este exemplar.
A pedida perfeita para harmonizar com um ceviche de salmão ou uma típica paella.
Sobre a vinícola:
Bodega del Fin del Mundo é uma vinícola na região da Patagônia, Argentina. Foi uma das primeiras propriedades da região de Neuquén, e se expandiu a fim de produzir uvas em cerca de 870 hectares de vinhedos da região.
As primeiras vinhas foram plantadas em 1999 e hoje a propriedade cultiva uma vasta seleção de castas tintas bem como brancas, desde Cabernet Sauvignon, Malbec, Merlot, Pinot Noir, Tannat, Cabernet Franc e Syrah, até Sauvignon Blanc, Chardonnay, Sémillon e Viognier.
Posteriormente, estas uvas entraram nas seis gamas de vinhos da quinta: Special Blend, Reserva, Postales, Newen, Gran Reserva e FIN Single Vineyard.
Os solos arenosos e pedregosos de Neuquén e o clima desértico seco criam um ambiente de cultivo decerto distinto.
Os vinhedos são mantidos saudáveis com os baixos níveis de umidade e chuvas da região, mas muita irrigação é necessária para que as vinhas floresçam. Essa água provém do rio Neuquén que flui com a água do degelo da Cordilheira dos Andes.
A colheita vai de fevereiro a abril. As uvas são fermentadas em cubas de inox com temperatura controlada. O processo de maceração dos vinhos tintos da quinta dura então cerca de 25 dias, sendo alguns dos vinhos envelhecidos em barricas de carvalho americano e francês.
No caso do Special Blend da Bodega del Fin del Mundo – um blend de Malbec, Cabernet Sauvignon e Merlot – o vinho é envelhecido em barricas novas de carvalho francês por 15 meses.
Referência: www.wine-searcher.com
Veja a seguir mais rótulos da vinícola Bodega Del Fin Del Mundo
Para comprar no site parceiro, clique aqui