Vinho tinto espanhol
Volume: 750 mL
Região: Montsant
Safra: 2017
Boca: Complexo, com alto sabor herbáceo
Produtor: Celler de Capçanes
Uva: Garnacha
Teor alcoólico: 14,5%
Serviço: 12°C
Nariz: Notas de incenso, resinas ou bálsamos vegetais
Visual: Vermelho-rubi intenso
Amadurecimento: 4 meses em barricas de carvalho
Tipo de fechamento: Rolha de cortiça
Harmonização: Bacalhau com legume
Premiações/Pontuações: Medalha de ouro pelo La Guía de vins de Catalunya 2019, medalha de ouro pelo Gilbert & Gaillard International 2019 e medalha de ouro pelo Selection das Genussmagazin 2019
Breve descrição: O rótulo deste vinho ilustra artisticamente todo o trabalho por trás do cultivo de vinhas da Garnacha, variedade pela qual ele é feito. É um dos quatro vinhos da linha que tem como uma missão apresentar essa história com as taças por onde passa. É um tinto complexo, com notas herbáceas, perfeito para acompanhar um bacalhau no fim de semana.
Sobre a vinícola: Capçanes é o nome de uma vila e sua cooperativa, ambas localizadas na região de Priorat, no interior da província de Tarragona. Suas vinhas pertenciam à subárea Falset de D.O. Tarragona até o nascimento do novo D.O. de Montsant no final de 2001.
Voltando à história, lembramos como o vinho foi produzido na fazenda correspondente à vinha colhida, até 1933, quando várias famílias da aldeia fundaram a Cooperativa. Esse fato significou uma mudança nas perspectivas comerciais e, até o início dos anos 90, era possível oferecer grandes volumes de vinho a granel a preços competitivos. Os primeiros vinhos envelhecidos em barris de carvalho datam de 1991, embora o impulso para a mudança definitiva tenha sido experimentado em 1995 após um encontro com a Comunidade Judaica de Barcelona e seu pedido de vinificação de um vinho kosher na cooperativa não pasteurizada com o método “Lo Mebushal”. Para identificar, isolar e vinificar pequenas remessas de uvas selecionadas sob o estrito controle do rabino, eram necessárias novas instalações. Graças a essa nova tecnologia, a “Flor da Primavera”, reconhecida como um dos melhores vinhos kosher do mundo, foi produzida. Esse foi o gatilho para o processo de criação de uma gama completa de vinhos não-kosher engarrafados.
Enquanto o vinho kosher representa apenas 5% da produção total de vinhos engarrafados, os outros 95% criaram a reputação da vinícola em todo o mundo. Com a safra de 1996, um novo estilo de vinho aparece e, desde então, Capçanes não vê uma reversão. Imensos investimentos foram feitos e toda a vinícola foi completamente reestruturada e modernizada com o novo barril concluído no final de 2001. Essas mudanças foram possibilitadas pela natureza dinâmica e, acima de tudo, pelo senso comum dos 80 membros da cooperativa, que garantiram, na proporção da quantidade de uvas produzida por cada um, o empréstimo do banco. A obtenção do consentimento dos membros mostra o carisma e a visão do presidente da cooperativa, Marcel Ferré, bem como do conselho de administração.
Em Capçanes, o talento de Anna Rovira, a primeira enóloga da vinícola, cuja responsabilidade se estende ao controle das vinhas, une-se ao alemão Jürgen Wagner, responsável pela exportação, que contribui com sua experiência na definição e composição de cupons. Graças ao seu entusiasmo, produtores de vinho que mimam a terra em que vivem e à equipe de profissionais da vinícola, Capçanes se orgulha de viver o termo “cooperativa”, comprovando todos os dias até onde pode chegar.
O portfólio de Capçanes é sustentado pelas linhas Mas Donis e Mas Collet de vinhos tintos, brancos e rosés. No topo, existem vários vinhos varietais à base de Garnacha, incluindo um Blanc de Negres e o Mas Torto à base de Garnacha. Há também dois vinhos orgânicos de vinha única, chamados Vall del Calàs e Costers del Gravet. A seleção Kosher inclui Vinhas velhas de La Flor del Flor (Cariñena) e La Flor del Flor Primavera (Garnacha), o rosé Peraj Petita e mais duas misturas vermelhas, Peraj Petita (55% Grenache mais Tempranillo, Merlot e Syrah) e Peraj Ha’abib (Grenache, Cariñena e Cabernet Sauvignon). Com quase 250 hectares de vinhedo, atualmente a produção anual da vinícola é de 800.000 garrafas e 200.000 litros de vendas locais de vinho a granel/saco em caixa.
Referência: http://vinovidi.com/winery/celler-de-capcanes
Veja a seguir mais 4 rótulos de Celler de Capçanes: o Mas Donís Old Vines Montsant D.O. 2016, o La Nit de Les Garnatxes Limestone Montsant D.O. 2017, o La Nit de Les Garnatxes Sand Montsant D.O. 2017 e o 3/VB Blanc de Negres de Capçanes Montsant D.O. 2013
Para comprar no site parceiro, clique aqui