*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima
Vinho tinto francês – La Capitelle de Baronarques AOC Limoux 2015
Para comprar este vinho no site parceiro, clique aqui
Volume: 750 mL
Região: Limoux
Safra: 2015
Boca: Estruturado, acidez agradável, taninos presentes, final persistente
Produtor: Domaine de Baronarques
Uvas: Merlot (45%), Syrah (32%), Malbec (18%) e Cabernet Franc (5%)
Teor alcoólico: 15%
Serviço: 16°C
Potencial de guarda: 15 anos
Nariz: Mirtilo, cassis, groselha negra, alcaçuz, pimenta-do-reino, chocolate, azeitona preta
Visual: Rubi
Amadurecimento: Em barricas de carvalho francês
Decantação: 60 minutos
Classificação: Seco
Harmonização: Ossobuco com polenta, risoto com cordeiro, bife ancho com batatas rústicas, jamón ibérico, shiitake recheado, mix de queijos maduros
Breve descrição:
Este La Capitelle de Baronarques vem de Limoux, certamente uma das mais importantes Denominações de Origem do sul da França.
Feito com uvas tradicionais da região, bem como uvas típicas de Bordeaux, como Merlot e Cabernet Franc, esse vinho surpreende pela estrutura, agradável acidez, taninos marcados e longo final.
Surpreende ainda mais com um buquê complexo de aromas, que vão de frutas pretas até pimenta do reino, chocolate e azeitona preta. Uma verdadeira e única experiência sensorial!
Limoux já é bem famosa pelos seus espumantes, mas os tintos, como esse, sem dúvida fazem a região muito mais do que isso!
Sobre a vinícola:
Como resultado do encontro da Baronesa Philippine de Rothschild com uma região vinícola em ascensão nasce, em 1998, o Domaine de Baronarques, localizado no coração do vinhedo de Languedoc, em Saint-Polycarpe, perto de Limoux.
Propriedade histórica da abadia beneditina de Saint-Polycarpe no Aude, fundada no século VIII, Domaine de Baronarques está ancorada pois em um dos berços da viticultura francesa, o Languedoc.
Posteriormente, no século XVII, a vinícola nasce como Domaine de Lambert. Em seguida, houve várias mudanças de propriedade, até que adquirida pela Baronesa Philippine de Rothschild e seus filhos em 1998
Desde 1998, Domaine de Baronarques ocupou seu lugar com dignidade entre os famosos castelos cujos proprietários são, por exemplo, Camille Sereys de Rothschild, Philippe Sereys de Rothschild e Julien de Beaumarchais de Rothschild.
Logo após a aquisição, houve uma extensa renovação do vinhedo e da adega, que agora produz vinhos de alta qualidade.
No encontro de duas influências marítimas, a propriedade, que se estende por 110 hectares, 43 deles plantados com as variedades “atlânticas” (Merlot, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon) assim como “mediterrânicas” (Syrah, Malbec), para os vinhos tintos. No restante da propriedade, se planta Chardonnay para os brancos.
Em 2003, foi concedida enfim à Domaine de Baronarques a denominação AOC Limoux rouge pelo Institut National des Appellations d’Origine (INAO). Afinal, a sua grande variedade de solos e microclimas conferem aos seus vinhos grande complexidade.
Além disso, seu estilo singular combina requinte e elegância com a força característica expressa por seu excepcional terroir, ampliado pelo lendário know-how da família.
Referência: www.bpdr.com, www.ruedesvignerons.com
Veja a seguir mais rótulos da vinícola Domaine de Baronarques
Para comprar no site parceiro, clique aqui