Kafta: Sabores do Oriente Médio e Harmonizações com Vinhos

Kafta Sabores do Oriente Médio e Harmonizações com Vinhos

Introdução

Kafta, ou cafta, vem do persa کوفته kufteh, ‘triturado’, ‘pulverizado’, através do árabe كفته kufta; em alguns dialetos,kafta ou kifta. É um prato feito de massa de carne. Sua receita é baseada na carne moída, podendo ser carneiro, boi, porco ou cordeiro. Leva em seu preparo a cebola picada, a salsa e/ou hortelã, sempre picada finamente. Há regiões que aparecem o cominho e a canela moídos, a pimenta-da-jamaica. O sal e a pimenta são a gosto.

Receita

Kafta Sabores do Oriente Médio e Harmonizações com Vinhos 2

Ingredientes

· 500 gramas de carne moída

· 1 colher de sopa de salsinha picada

· 1 colher de sopa de hortelã picado

· 1 colher de sopa de cebola picada

· 1 colher de chá de alho picado

· 1 colher de chá de pimenta síria

· 2 colheres de chá de sal

· 1 colher de sopa de azeite

· Palitos de churrasco

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes em uma tigela e misture com as mãos até atingir uma massa uniforme. Cubra a tigela com plástico filme, leve-a à geladeira e deixe a massa descansar por meia hora. Molde a massa, espete os palitos de churrasco e leve para o congelador por mais 30 minutos. Asse as kaftas em uma grelha ou em uma frigideira. Vire-as, espere chegar ao ponto que te agrada (mais ou menos passada) e sirva na sequência.

Harmonizações com vinhos

O vinho tinto uruguaio – El Taller Cabernet Sauvignon 2020, um vinho encorpado, taninos presentes e aveludados, acidez média e final longo; é sem dúvida uma grande pedida para o seu Kafta de carne. Uma boa pedida é o vinho tinto português – Encostas de Estremoz Signature IG Alentejano Alicante Bouschet 2020. Saboroso e com bom volume de boca. Taninos macios, com final longo, fresco e persistente. Esse vinho vai bem com seu Kafta de carne com molho de hortelã.

Kafta com hortelã também vai bem com o vinho tinto chileno – Descendientes Carmenere 2020, por seus taninos presentes e aveludados, sua acidez equilibrada e seu final frutado. O vinho tinto uruguaio – Viñedo Mar de Piedras Gran Bodegón Cabernet Sauvignon 2020, fresco, acidez equilibrada, taninos suaves e final marcante; também vai bem com essa iguaria de carne e hortelã.

Se você opta por uma kafta de cordeiro ao forno, encorpado, com taninos macios e delicado frescor, além de um final frutado com boa persistência; sua escolha é o Terra dUro Selección DO Toro 2016, vinho tinto espanhol. Finalmente, os apreciadores da Kafta de carneiro grelhado, sugiro o vinho tinto francês – Solis Terra Plan de Dieu AOP Côtes du Rhône Villages 2019, robusto, intenso, equilibrado e final persistente.

Ofertas Relacionadas

Sair da versão mobile