Vinho tinto espanhol
Volume: 750 mL
Região: Méntrida
Safra: 2017
Boca: Leve, acidez marcantes, taninos macios
Produtor: Bodegas Jiménez-Landi
Uva: Garnacha/Grenache
Teor alcoólico: 14,5%
Serviço: 15°C
Potencial de guarda: 6 anos
Nariz: Cereja, amora, framboesa, morango, especiarias
Visual: Rubi
Amadurecimento: 6 meses em barricas de carvalho francês
Harmonização: Bisteca bovina com batatas, penne com ragu de carne, escondidinho de queijo com mandioca, mix de embutidos, pizzas variadas, filé de alcatra grelhado
Breve descrição:
Elaborado pelas mãos da familiar vinícola Bodegas Jiménez-Landi, este vinho vem da denominação de Méntrida, região localizada ao norte da cidade histórica de Toledo, na Espanha.
Feito com a uva Garnacha, é um tinto leve, com uma marcante acidez e taninos amaciados pela maturação em barricas de carvalho. Um exemplar versátil, ideal para harmonizar.
Sobre a vinícola:
Bodegas Jiménez-Landi é uma empresa familiar que surgiu da paixão pelas terras e videiras, e herdou a tradição das gerações anteriores e também a área real em que está localizada, Méntrida, uma cidade perto da Serra de Gredos, cujo passado vitícola remonta ao século XII.
O edifício da vinícola fica dentro de uma antiga mansão construída no século XVI, dentro da qual eles conseguiram preservar uma caverna onde seus antepassados costumavam fazer vinho em velhos jarros de barro e hoje serve atualmente ao depósito de garrafas.
A atual vinícola foi fundada em 1963, dedicada à produção de grandes quantidades de vinho e pequenas remessas de vinho que eles engarrafavam com a marca Bajondillo, mas em 2004 uma nova era começou, com foco na produção de vinhos finos.
Atualmente, José Benavides Jiménez-Landi administra a vinícola e trabalha nas vinhas que possui (localizadas nas localidades de Méntrida e El Real de San Vicente) usando métodos de agricultura orgânica (18 hectares) e biodinâmica (2 hectares), enquanto mantém uma filosofia de baixa intervenção que prioriza o trabalho manual acima das máquinas.
Para o envelhecimento, José e sua equipe usam recipientes de grande volume e carvalho levemente tostado com o mesmo objetivo: respeitar e preservar ao máximo a identidade do vinho.
Atualmente, Jiménez-Landi produz cinco vinhos, principalmente da nativa uva Garnacha, mas também inclui alguns Syrah e Cabernet Sauvignon, duas variedades que provaram sua capacidade de se adaptar perfeitamente à área local.
A produção foi separada em duas linhas, que correspondem ao conceito de vinho para encomendas e vinho da vila. No primeiro, Sotorrondero, Ataulfos e The End são vinhos frescos e elegantes e uma verdadeira interpretação da sua localização.
Bajondillo e Piélago, os vinhos da vila, são um exemplo claro da tipicidade de Méntrida, com seu perfil mais exuberante e mais mediterrâneo, e o de El Real de San Vicente, com um caráter mais atlântico, resultante da altitude das vinhas e seu clima continental.
Referência: https://www.vinissimus.com/en/winery/bodegas-jimenez-landi/
Veja a seguir mais 1 rótulo de Bodegas Jiménez-Landi: o Jiménez-Landi Sotorrondero D.O.P. Méntrida 2014
Para comprar no site parceiro, clique aqui