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Vinho tinto italiano
Volume: 750 mL
Região: Puglia
Safra: 2018
Boca: Frutas vermelhas com boa acidez e taninos flexíveis
Produtor: Casa Vinícola Caldirola
Uva: Sangiovese
Teor alcoólico: 11%
Serviço: 15°C
Potencial de guarda: Pronto para beber
Nariz: Frutas maduras como morango e ameixa
Visual: Vermelho-rubi
Tipo de fechamento: Rolha
Harmonização: Pizza de queijo ou calabresa, massas à bolonhesa, legumes assados
Breve descrição:
Os que apreciam a Sangiovese gostam do sabor frutado, da acidez viva e do caráter bem gastronômico dessa uva.
E este tinto é um típico Sangiovese: um vinho fácil de beber, com os seus taninos flexíveis e boa acidez, e muito versátil na hora de harmonizar.
Sobre a vinícola:
Em 1897, Caldirola era a princípio uma osteria simples em Contra, um pequeno povoado na Comuna de Missaglia, onde hoje se localiza a atual sede da Casa Vinicola Caldirola.
A história começa com Ferdinando Caldirola, o fundador. Nos anos 1940, Ferdinando, junto com seu filho Gaetano, transformou os osteria, na época então um ponto de encontro popular para os locais, em um ponto de venda mais estruturado.
O comércio de vinhos começou a se tornar mais significativo, a se estabelecer dessa forma como a principal atividade comercial da empresa.
Posteriormente, nos anos 1960, Gaetano Caldirola explora as melhores vinhas da região do Piemonte com as variedades Barbera, Nebbiolo e Moscato como ponto de partida. Durante os anos 1970, as fábricas de engarrafamento se tornam pois cada vez mais tecnológicas até se tornarem totalmente automatizadas.
A vinícola Gattinara, na província de Vercelli, faz parte da infraestrutura permanente de produção de Caldirola, uma vez que é onde os vinhos passam por um processo de fermentação natural.
Caldirola escolhe a região da Lombardia como o local mais adequado para a comercialização de seus vinhos – uma região que oferece não apenas a possibilidade de novos mercados, mas também a disponibilidade de serviços necessários nas imediações.
O varejo em larga escala é o novo objetivo e Nando Caldirola está certamente pronto para seguir esse caminho. O varejo em larga escala se torna decerto uma boa desculpa para fazer mudanças significativas nos processos de produção.
Logo após ter se consolidado no mercado italiano, a empresa começa a procurar mais oportunidades de vendas. É nesse período que nasce o Dama de cinco litros, com uma coleira criada pessoalmente por Nando Caldirola.
O “Dama” entra nos livros de história dos recipientes para vinho e, embora seja um formato de recipiente que se torne a norma para o consumidor italiano, no exterior se torna a marca registrada da empresa.
Nesse novo século, por fim, a empresa empreendedora adquire o sucesso que merece – como líder italiana dos modernos canais de varejo em larga escala no setor de vidro. No entanto, os primeiros cinco anos do milênio são um período de grande transição na gestão familiar da empresa; Nando desiste da administração da Casa Vinícola Caldirola.
A nova gestão, que possui experiência enológica significativa, continuará alcançando e superando os objetivos já alcançados e que estejam alinhados portanto com o crescimento do mercado doméstico da empresa, maior crescimento das exportações, lançamento de novos produtos alinhados às exigências do mercado, excelente relação preço-qualidade e uma combinação de serviços sob medida, concebidos especificamente para o setor de varejo em larga escala.
Através de parcerias, exploração de marcas como “La Cacciatora” e patrocínio esportivo, foi traçado desse modo os planos de expansão da empresa. A exportação será o principal objetivo da empresa, com o objetivo de tornar Caldirola afinal sinônimo de vinhos italianos em todo o mundo.
Referência: www.caldirola.it
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