*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima
Vinho tinto italiano – Giulia Negri La Tartufaia Barolo 2018
Para comprar esse vinho no site parceiro, clique aqui
Volume: 750 mL
Região: Piemonte
Safra: 2018
Boca: Linda tensão, com taninos redondos, leve toque de sapidez, terroso e num final longo de incrível complexidade
Produtor: Giulia Negri
Uva: Nebbiolo
Teor alcoólico: 13,86%
Serviço: 14° – 16°C
Nariz: Nariz elegante de groselhas, rosas, cerejas, anis e leve toque de especiarias e terra molhada
Visual: Vermelho-rubi com reflexos granada
Solo: Argila e areia
Amadurecimento: 26 meses em barricas austríacas
Decantação: 60 minutos
Harmonização: Queijos intensos, cortes de porco com molho cremoso de cogumelos, vitelo e massas trufadas
Premiações/Pontuações: 91 pontos pela revista Wine Enthusiast
Breve descrição:
La Tartufaia é um rótulo que estampa a beleza de uma floresta de trufas. Situada nos vinhedos de Giulia, esta terra rica em argila e areia produz um Barolo cultivado e elaborado a quase 500 metros de altitude.
Com maceração de dias em grandes botti de 60 hectolitros e amadurecimento por meses em barricas Austríacas de 25 hectolitros, este típico La Morra é muito elegante e delicado.
Sobre a vinícola:
Assumir uma propriedade bem estabelecida de Barolo com a tenra idade de 24 anos é uma perspectiva incrivelmente assustadora, mas para Giulia Negri, a mais recente de uma linha de 150 anos de viticultores na comuna de Langhe de La Morra, o desafio se mostrou irresistível. Depois de concluir os estudos em administração e biologia e de uma viagem inspiradora à Borgonha, onde realmente começou a formar seu paladar, Giulia voltou a La Morra motivada a aprender todos os segredos para fazer bons vinhos em seu Piemonte natal. Ela começou pequena, lançando microcuvées sob seu próprio rótulo, antes de finalmente assumir a totalidade da gestão e produção do vinhedo em 2014.
No coração do cru Serradenari de La Morra – o ponto mais alto da zona de Barolo, com vinhedos a 536 metros acima do nível do mar – Giulia persegue apaixonadamente seu objetivo de criar Barolo com uma sensibilidade borgonhesa. Na verdade, ela ainda herdou pequenas parcelas de Chardonnay e Pinot Nero que seu pai plantou nos locais mais frios e voltados para o norte da propriedade, permitindo que ela prestasse homenagem aos grandes vinhos da Côte d’Or através das lentes do solo piemontês.
Mas Nebbiolo reina nestas partes, e Serradenari produz um Barolo de pedigree régio. A elevação, juntamente com um complexo mosaico de solos únicos nesta parte do Langhe, prepara o terreno para Giulia criar Barolos combinando aromas florais delicados e frutas elegantes com uma base mineral profunda. Com taninos finos e bem unidos, seus vinhos sedutores encantam em sua juventude, mas têm a estrutura para um envelhecimento em garrafa sério.
Com a chegada de Giulia ao leme da propriedade, a modesta adega estava cheia de pequenas barricas da Borgonha. Depois de provar todo o Langhe e aprender com alguns dos produtores mais ilustres de Barolo, rapidamente ficou claro que grandes barris eram a chave para preservar a tensão e a energia mística de Nebbiolo. Com o objetivo de maximizar uma expressão honesta do terroir, ela gradualmente substituiu os barris menores por botti grandi.
Sua abordagem artesanal e adoção de métodos de produção tradicionais se estendem à viticultura sustentável, evitando leveduras comerciais e outros aditivos, colheita manual, filtragem minimizada e macerações longas, mas suaves na adega.
A Barologirl, como ficou conhecida, pode ainda ser a novata do quarteirão de La Morra, mas provar seus vinhos revela um toque fino e um respeito devoto à tradição que já coloca seus vinhos entre os clássicos da região. Estamos felizes em incentivá-lo a incluir uma garrafa do adorável Barolo de Giulia em seu próximo pedido e empolgado por você ver por que adicionamos seu domínio ao nosso portfólio.
Referência: www.kermitlynch.com
Veja a seguir mais rótulos da vinícola Giulia Negri
Para comprar no site parceiro, clique aqui