Fraldinha, receitas e harmonias para salvar o dia

Fraldinha, receitas e harmonias para salvar o dia

Introdução

Hoje nós vamos falar de um corte de carne bem especial. Não há quem nunca tenha visto, ouvido falar ou comido a famosa fraldinha. É um corte bovino bem popular no Brasil e bastante utilizado na culinária. Também, é sabido, por seu teor de gordura, que é um corte bem aconselhado por nutricionistas.

Apelidada de corte vazio ou bife vazio, a fraldinha é um corte bovino localizado na parte traseira do boi, perto da costela, advindo do “fraldão”. É uma carne magra, com teor de gordura baixo e alto teor de proteína e ferro. Ela está presente na culinária em churrascos, assados, grelhados, cozidos de carne moída ou caldo. No boteco, ela vem acompanhada de um delicioso pão francês.

Fraldinha, receitas e harmonias para salvar o dia 2

Receitas e harmonias

Fraldinha assada com batata

Fraldinha, receitas e harmonias para salvar o dia 3

Ingredientes

1kg de fraldinha

1kg de batatas descascadas cortadas ao meio

6 dentes de alho picados

1 cebola picada

1 colher (chá) de sal

½ colher (chá) de pimenta a gosto

1 colher (sopa) de mostarda

3 colheres (sopa) de molho inglês

Modo de preparo

Misture o alho, a cebola, o sal, a pimenta, a mostarda e o molho inglês em uma vasilha. Coloque a carne em uma assadeira. Derrame os temperos já misturados sobre a carne. Cubra com papel alumínio. Leve ao forno a 200º por 1h e 30min. Verifique a água a cada 30min para não queimar o molho. Retire do forno. Acrescente as batatas. Verifique se o molho necessita de água. Cubra de novo. Leve ao forno até que as batatas e a carne estejam macias. Então, retire o papel alumínio. Quando corar, pode retirar do forno.

Dica de harmonização: O vinho tinto italiano – Via Mare Sangiovese Primitivo Puglia IGT 2020. Um vinho de paladar cheio, intenso e frutado, com taninos redondos.

Fraldinha churrasqueada

Fraldinha, receitas e harmonias para salvar o dia 4

Ingredientes

1 1/2 kg Fraldinha

50g manteiga

2 dentes de alho picado

Pimenta dedo-de-moça

Pimenta-do-reino

Uma pitada de sal

Modo de preparo

Em uma tábua, costure a fraldinha trançada no espeto. Em um espaço reservado, derreta a manteiga e acrescente o alho, pimenta-dedo-de-moça, pimenta-do-reino e o sal. Salgue a fraldinha e leve à brasa em 20cm. Na brasa, sele a fraldinha com a mistura de manteiga e alho. Deixe por 15min.

Dica de harmonização: Aqui, meu conselho vai para o vinho tinto italiano Fantinel Borgo Tesis D.O.C. Friuli Cabernet Sauvignon 2018. Um vinho equilibrado, fresco, com médio corpo e notas frutadas mescladas a um toque amadeirado.

Quando se fala em churrasco, os Hermanos sempre estão em cena. Portanto, outra dica é o vinho tinto argentino – Latitud 33° Cabernet Sauvignon 2015. Um vinho de Corpo médio para encorpado, taninos firmes, boa acidez, final agradável.

Fraldinha assada ao vinho

Fraldinha, receitas e harmonias para salvar o dia 5

Ingredientes

1 peça pequena de fraldinha

2 colheres de sopa de azeite

2 tomates picados

1 xícara de vinho

Sal a gosto

Manjericão

Modo de preparo

Tempere a peça de fraldinha com sal. Coloque o azeite em uma frigideira e frite a carne. Quando estiver bem dourada, dos dois lados, disponha a carne em um recipiente que possa ir ao forno. Coloque em forno quente somente a peça de fraldinha, cubra com um papel alumínio e deixe assar por 30 minutos. Pique o

tomate bem pequeno sem as sementes, salpique o manjericão e misture com sal. Acrescente sobre a carne. Regue com o vinho. Deixe no forno por mais 30 minutos.

Dica de harmonização: Experimente com o vinho tinto chileno – V9 Gran Reserva D.O. Valle del Maipo Cabernet Sauvignon 2019. Um vinho de corpo médio para encorpado, frutado em harmonia com notas herbáceas e de especiarias, taninos presentes, acidez média que lhe confere frescor, aveludado, agradável.

Conclusão

Uma boa carne pede sempre um bom preparo e um bom vinho. Aqui, hoje, resolvemos dar a você sugestões que tornem a experiência com a fraldinha a melhor possível. Venha para o Center Gourmet, o blog que se importa com você.

 

O tinto blend italiano

Villa D’Ancona IL Pisani Chianti Riserva DOCG 2019:

Acidez marcante, taninos finos, corpo médio e equilibrado, final persistente; Produtor: Fattoria Villa D’Ancona; Teor alcoólico: 14%; Uvas: Merlot e Sangiovese (vinho blend); Nariz: Expressivo, com notas de frutas vermelhas e nuances de couro, tabaco e especiarias; Harmonização: Carnes de caça, carnes vermelhas, pizzas e massas de molho vermelho, queijos

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3L6sEwQ”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto blend italiano

Via Mare Sangiovese Primitivo Puglia IGT 2020:

Paladar cheio, intenso e frutado, com taninos redondos; Produtor: Cielo e Terra; Teor alcoólico: 12,5%; Uvas: Sangiovese e Primitivo (vinho blend); Nariz: Aromas de frutas vermelhas maduras e notas de especiarias; Harmonização: Fraldinha assada com batatas, orecchiette com ragu de carne, berinjela à parmegiana, queijo Provolone

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3ZZNlzP”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Tempranillo espanhol

Anciano no. 3 Tempranillo Rioja DOCa:

Macio, sedoso, fresco, frutado, com taninos redondos, toques de baunilha, e final persistente; Produtor: Anciano; Teor alcoólico: 13%; Uva: Tempranillo (vinho varietal); Nariz: Notas intensas de frutas silvestres maduras, cereja, erva doce, e nuances de especiarias; Harmonização: Fraldinha assada na mostarda, rigatoni à bolonhesa, charuto de folha de uva

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3LWotED”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Sangiovese italiano

Santa Cristina Chianti Superiore DOCG 2018:

Corpo macio com taninos aveludados e final longo; Produtor: Villa Antinori; Teor alcoólico: 13%; Uva: Sangiovese (vinho varietal); Nariz: Aroma frutado, com notas de cerejas e ameixas secas; Harmonização: Risoto de queijo Parmesão, fraldinha assada com abóbora, burrata com molho de tomate

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3yXd1RG”]Compre aqui[/button]

 


 

O tinto Cabernet Sauvignon argentino

Latitud 33° Cabernet Sauvignon 2019:

Corpo de leve para médio, taninos macios, boa acidez, final agradável; Produtor: Terrazas de los Andes; Teor alcoólico: 14,5%; Uva: Cabernet Sauvignon (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas, frutas negras, especiarias, herbáceo; Harmonização: Fraldinha na brasa, filé com fritas, lasanha à bolonhesa, pizzas variadas, pimentão recheado, queijos semi-duros

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://amzn.to/40mFLz7″]Compre aqui[/button]

 

Ofertas Relacionadas

Sair da versão mobile