Vinho tinto argentino
Volume: 750 mL
Região: Luján de Cuyo (apelação de Mendoza)
Safra: 2014
Boca: Frutado, amadeirado, corpo de médio para encorpado, taninos presentes, acidez agradável
Produtor: Finca La Chamiza
Uva: Malbec
Teor alcoólico: 15%
Serviço: 15°C
Potencial de guarda: 7 anos
Nariz: Frutas vermelhas maduras, especiarias, amadeirado
Visual: Rubi com reflexos violáceos
Amadurecimento: 12 meses em barricas de carvalho francês, mais 12 meses em garrafa
Decantação: 20 minutos
Harmonização: Maminha com creme de queijo, risoto de bacon com parmesão, costela no bafo, batatas recheadas, tagliatelle ao ragu de ossobuco, mix de queijos e embutidos
Premiações/Pontuações: 93 pontos pelo crítico James Suckling
Breve descrição:
Conquistando 93 pontos pelo renomado crítico de vinhos James Suckling este tinto traz o nome do fundador da vinícola Finca La Chamiza estampado no rótulo.
Feito totalmente com a uva Malbec, de vinhas centenárias, que devido ao baixo rendimento os bagos ficaram concentrados e com qualidade excepcional, o que resultou em um vinho nobre e expressivo. Da variedade veio o sabor frutado e do amadurecimento veio o caráter amadeirado.
A dica é harmonizá-lo com um churrasco ou mesmo um risoto com bacon e parmesão.
Sobre a vinícola:
Em 1918, ao mesmo tempo em que Hurlingham venceu o célebre Polo Aberto da Argentina, Don Martín Alsina fundou a La Chamiza Estate, um lugar onde ele poderia realizar seu sonho de criar cavalos de polo.
Nesse meio tempo, dadas as excelentes qualidades do terroir, o que antes começou como um ponto de encontro para jogar polo entre amigos, tornou-se o berço dos vinhos que a vinícola produz hoje.
Posteriormente, em 2003, o projeto de vinificação começou, com o objetivo de alcançar a excelência em vinhos sofisticados. Ademais, atributos esses que podem ser encontrados no Polo, esporte em que a Argentina é líder mundial.
De fato, Mendoza, a principal região vinícola da Argentina, tem um terroir ideal para a vinha, que é conhecida por seus excelentes solos, considerável amplitude térmica, baixa pluviosidade e sol constante.
Sendo assim, as vinhas que dão origem às uvas estão localizadas nas três regiões vinícolas mais importantes de Mendoza.
Luján de Cuyo e Maipú, assim sendo, são conhecidas como a “Primeira Zona” do vinho argentino devido ao grande prestígio alcançado. Principalmente também por ser considerado o berço do Malbec e por possuir o maior número de vinhedos plantados no país.
Do mesmo modo, a propriedade La Chamiza está localizada em Tupungato, no vale de Uco. Além disso, esta região foi descoberta recentemente e é considerada uma das melhores da Argentina. As uvas Cabernet Sauvignon da vinícola são cultivadas nesse local.
Por fim, nos dia de hoje, a Finca La Chamiza é membro do ‘Wines of Argentina’ com participação ativa em grandes feiras como Vinexpo, London Wine, International Wine Challenge, entre outras. Sua principal preocupação, portanto, é promover mundialmente a categoria dos vinhos argentinos.
Assim, a empresa olha para o futuro, tentando obter a melhor expressão do terroir e transmitindo, de Mendoza ao mundo, uma das tradições esportivas mais importantes da Argentina: o Polo.
Referência: http://www.haywardbros.co.uk/agencies/finca-la-chamiza/
Veja a seguir mais 4 rótulos de Finca La Chamiza: o Finca La Chamiza Chardonnay 2018, o La Chamiza Reserve Polo Profesional Malbec 2017, o La Chamiza Reserve Polo Profesional Cabernet Sauvignon 2016 e o La Chamiza Malbec 2018
Para comprar no site parceiro, clique aqui