*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima
Vinho tinto italiano
Volume: 750 mL
Região: Piemonte
Safra: 2017
Boca: Aveludado, elegante, intenso, taninos macios, final persistente
Produtor: Elvio Cogno
Uva: Nebbiolo
Teor alcoólico: 14,5%
Serviço: 16°C
Potencial de guarda: 2024
Nariz: Frutas vermelhas com notas de tabaco
Visual: Vermelho-granada
Amadurecimento: 12-18 meses em barricas de carvalho esloveno
Tipo de fechamento: Rolha de cortiça
Harmonização: Massas, queijos saborosos, carnes vermelhas
Premiações/Pontuações: Top 100 Vinícolas do ano 2020 pela revista Wine&Spirits
Gradação de 0 a 10
Doçura: 0
Tanino: 8
Acidez: 6
Frutado: 6
Breve descrição:
Este Bordini é um Barbaresco que estagiou em carvalho, exemplificando assim a excelência da vinícola Elvio Cogno, aclamada como uma das 100 melhores do ano de 2020 pela Wine&Spirits.
Um tinto elegante, aveludado, intenso, encorpado e com um longo final. Além disso, é um exemplar que conquista já na taça com os seus aromas intensos de frutas vermelhas com notas de tabaco.
Na harmonização, a dica é pratos encorpados, principalmente se for da culinária piemontese.
Sobre a vinícola:
Azienda Agricola Elvio Cogno é uma propriedade sediada em Ravera, na zona Barolo DOCG, conhecida principalmente por sua variedade de vinhos tintos dessa denominação.
Ela atraiu dessa forma muitos prêmios em sua vida e, em três ocasiões, foi classificada entre as 100 melhores vinícolas do mundo na enquete anual da Wine & Spirits Magazine.
A propriedade possui cerca de 15 hectares de vinhedos em Novello, incluindo assim 11,5 hectares divididos em várias parcelas em quatro áreas diferentes de Ravera cru.
Estes correspondem desse modo aos quatro vinhos Barolo produzidos – os cuvées Riserva Vigna Elena, Ravera, Bricco Pernice e Cascina Nuova.
A gama de vinhos Nebbiolo é completada pelo Barbaresco Bordini e um Langhe Nebbiolo, assim como Elvio Cogno produz vários outros vinhos, incluindo dois vinhos Barbera d’Alba e um Dolcetto d’Alba.
Os vinhos são fermentados em tanques de aço inoxidável com temperatura controlada, enquanto os vinhos Barolo são também envelhecidos em grandes tonéis e barris de carvalho eslavo.
Elvio Cogno foi formado em 1990 no momento em que a família Cogno comprou a atual vinícola e casa. A família já vinha cultivando uvas e produzindo vinho em La Morra há várias gerações.
Em 2012, a empresa ganhou um prêmio da UNESCO por causa de obras de restauração de sua casa de fazenda em uma de suas simpáticas instalações. A produção anual totaliza cerca de 7000 caixas.
Referência: www.wine-searcher.com
Veja a seguir mais rótulos da vinícola Elvio Cogno
Para comprar no site parceiro, clique aqui