*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima
Vinho tinto francês
Volume: 750 mL
Região: Châteauneuf-du-Pape
Safra: 2015
Boca: Elegante, boa acidez, taninos presentes, médio corpo, leve amadeirado, final longo
Produtor: Domaine des Sénéchaux
Uvas: Grenache Noir (61%), Syrah (20%), Mourvèdre (18%) e Vaccarèse (1%)
Teor alcoólico: 14,5%
Serviço: 15°C
Potencial de guarda: 12 anos
Nariz: Framboesa, amora, morango, especiarias, tabaco, baunilha
Visual: Rubi
Amadurecimento: 14 meses em barricas de carvalho novas e usadas e tanques de aço inox
Decantação: 40 minutos
Harmonização: Boeuf Borguignon, risoto de cordeiro, filé ao poivre, ossobuco com polenta trufada, confit de galinha caipira com quiabo grelhado, pappardelle com iscas de file e cogumelos frescos
Premiações/Pontuações: 93 pontos pelo crítico Robert Parker, 93 pontos pela revista Wine Spectator, 17 pontos pela crítica Jancis Robinson
Breve descrição:
Este rótulo pontuado por Robert Parker, Jancis Robinson e Wine Spectator é elaborado por Domaine des Sénéchaux, uma das vinícolas mais antigas da região de Châteauneuf-du-Pape.
Atualmente, essa propriedade é administrada pela família Cazes, reconhecida como um dos mais experientes e tradicionais produtores de Bordeaux.
Sobre a vinícola:
Domaine des Senechaux tem uma longa história na denominação Châteauneuf-du-Pape, pelo menos os proprietários anteriores assim a fizeram. Anteriormente, a família Raynaud, os antigos proprietários de Domaine des Senechaux, construíram sua história no sul do Ródano, desde o século XIV.
O nome “Domaine” então inspirou-se na pequena área das videiras em Bois Seneseau.
A família Raynaud vendeu a vinha para Pascal Roux em 1993, sendo que Pascal Roux era um produtor de vinho experiente no momento da compra, pois já estava produzindo vinho na denominação Gigondas com sua propriedade, Chateau du Trignon.
Logo após comprar o Domaine des Senechaux, ele iniciou um programa de replantio de vinhedos e modernização das instalações vinícolas. No entanto, a família Roux acabou vendendo a propriedade para a família Quiot.
O capítulo da história que vem em seguida é interessante e complexo: em dezembro de 2006, a família Quiot se preparou para vender Domaine des Senechaux a Jean Michel Cazes, proprietário do Chateau Lynch Bages em Bordeaux.
Mas os enólogos locais de Chateauneuf du Pape lutaram contra a venda. E então o grupo de 20 vinicultores fez uma oferta para comprar as vinhas de Domaine des Senechaux. Se a venda tivesse terminado, eles teriam dividido as videiras entre si.
Por fim, o Domaine des Senechaux foi vendido e para a família Cazes e hoje a propriedade é administrada por Jean Charles Cazes, que também administra o Chateau Lynch Bages, além de várias outras propriedades para a família.
A vinha Domaine des Senechaux consiste em 25,3 hectares de videiras. 22,3 hectares são reservados para a produção de vinho tinto Châteauneuf-du-Pape, ao mesmo tempo que são dedicados 3 hectares ao cultivo de uvas brancas Châteauneuf-du-Pape.
Enquanto suas videiras estão espalhadas por toda a denominação, seu melhor terroir está localizado no lugar de Bois Seneseau, com seus solos rochosos, seixos, argila, calcário e barro.
Veja a seguir mais rótulos da vinícola Domaine des Sénéchaux
Para comprar no site parceiro, clique aqui