Chopp, tipos básicos

Chopp, tipos básicos

Introdução

Se você é um bebedor de cerveja, provavelmente já ouviu o termo “chop”, que se refere ao tamanho da cabeça em sua cerveja. Mas o que isso significa? E por que algumas cervejas, ou chopp, têm mais cabeça do que outras? Neste artigo, vamos explorar todas as coisas relacionadas à espuma de cerveja – incluindo o que a causa, como ela afeta o sabor e a aparência de uma cerveja, e como diferentes tipos de cervejas podem afetar a quantidade de espuma que elas produzem.

Ipa

Chopp, tipos básicos 2

A IPA é um tipo de cerveja que tem um sabor e aroma muito forte. O termo “IPA” se refere ao estilo, não a qualquer cerveja velha feita com lúpulo. Ela é fabricada com lúpulo extra (as flores usadas para aromatizar a cerveja) e muitas vezes contém mais álcool do que outras cervejas. O resultado é uma cerveja intensamente lupulada que tem um sabor amargo, mas que ainda assim permanece suave e fácil de beber.

As primeiras IPAs foram fabricadas na Inglaterra nos anos 1700 para exportação para a Índia durante seu período de colonização; este estilo era conhecido como India Pale Ale porque se pensava que era forte o suficiente para uma longa viagem por terra e mar!

As características da cerveja IPA são bastante marcantes e fáceis de identificar. Durante uma degustação, será possível notar os seguintes pontos:

Amargor acentuado e marcante, que é proporcionado pela maior presença de lúpulos selecionados, para garantir a qualidade da bebida;

Espuma cremosa e colarinho intenso, que ajudam a preservar o aroma, o sabor e a qualidade da cerveja;

Aromas de ervas e frutais, que são provenientes do lúpulo mais marcante da bebida.

Harmonização:

Chopp, tipos básicos 3

Como essa é uma cerveja com amargor marcante, o correto é harmonizá-la com alimentos condimentados ou com sabor mais acentuado. Ótimos exemplos são petiscos fritos, hambúrguer, comida mexicana e indiana.

veja abaixo ofertas de IPA:

 

A chopeira brasileira de 10 litros

Chopp Colorado Indica 10L:

Aromática e amarga; Produtor: Colorado; Teor alcoólico: 7%; Ingredientes: Água, Malte de cevada, Lúpulo e Rapadura; Corpo: Médio; Harmonização: O aroma de lúpulo da Colorado Indica complementa as notas herbais dos queijos azuis, como o gorgonzola, em uma harmonização por semelhança

Compre aqui

 


 

A chopeira americana de 30 litros

Chopp Goose Island Midway 30L:

Equilibrada e refrescante; Produtor: Goose Island; Teor alcoólico: 4,1%; Ingredientes: Água, Malte e Lúpulo; Corpo: Médio a Alto; Harmonização: Harmoniza com comida mexicana (tacos, quesadilla), chicken wings e hambúrguer

Compre aqui

 

 

Ale de Trigo de Mel

Chopp, tipos básicos 4

A Honey Wheat Ale é uma cerveja com sabor de mel e uma base de trigo. É de cor clara e contém 5% de álcool. Embora tenha algumas notas cítricas, não é muito amarga e é considerada uma cerveja de sessão – um termo que se refere a uma cerveja de corpo leve que pode ser consumida durante toda uma noite sem que você fique muito bêbado. Honey Wheat Ale é geralmente favorecida por aqueles que são novos no artesanato da cerveja, bem como por pessoas que não gostam da maior felicidade dos IPAs (Índia Pálida Ales). De modo geral, a cerveja Ale é mais intensa e marcante que as Lagers. Fazendo uma analogia com os vinhos, é possível considerar as Ales como os tintos e as Lagers como os brancos.

Harmonização:

Chopp, tipos básicos 6

As cervejas Ale, de modo geral, combinam com pratos mais marcantes, como carnes e hambúrgueres.

veja abaixo ofertas de Ale de Trigo e Mel:

 

A chopeira brasileira de 10 litros

Chopp Colorado Appia 10L:

Doce e encorpada; Produtor: Colorado; Teor alcoólico: 5,5%; Ingredientes: Água, Malte de cevada, Lúpulo e Mel de flor de laranjeira; Corpo: Médio; Harmonização: Por ser uma cerveja leve, a Colorado Appia vai combinar muito bem comidas mais leves como pernil, saladas, frango, massas e queijo brie

Compre aqui

 


 

A chopeira brasileira de 30 litros

Chopp Colorado Appia 30L:

Doce e encorpada; Produtor: Colorado; Teor alcoólico: 5,5%; Ingredientes: Água, Malte de cevada, Lúpulo e Mel de flor de laranjeira; Corpo: Médio; Harmonização: Por ser uma cerveja leve, a Colorado Appia vai combinar muito bem comidas mais leves como pernil, saladas, frango, massas e queijo brie

Compre aqui

 

 

Pilsen

Chopp, tipos básicos 7

A Pilsen é uma cerveja leve e refrescante, crocante, limpa e de cor dourada. A Pilsen é um dos tipos mais populares de cerveja. Uma Pilsen também é tipicamente leve a de corpo médio com pouco ou nenhum sabor de lúpulo.

Os Pilsens são normalmente fermentados a temperaturas mais altas do que as cervejas, o que os torna mais crocantes e leves no corpo do que sua cerveja típica. O estilo teve origem na Boêmia (hoje parte da República Tcheca), onde os cervejeiros começaram a fabricar lagers pálidas em 1842, depois que os cervejeiros bávaros os introduziram a novos métodos para fazer cerveja de forma mais eficiente, usando certas cepas de levedura que podiam fermentar a temperaturas mais baixas.

Harmonização:

Chopp, tipos básicos 7

Petiscos e entradas: O chopp Pilsen combina melhor com petiscos e entradas fritas, como coxinha, pastel, quibe, croquete, bolinho de bacalhau, queijos de sabor não tão marcante (parmesão e provolone, por exemplo). Também é uma ótima combinação com saladas leves.

Pratos principais:

Chopp, tipos básicos 8

A bebida forma par perfeito com pratos que tenham peixes, frutos do mar, carnes e legumes grelhados, proteínas defumadas, entre outros alimentos. Outra opção é combinar o chopp Pilsen com feijoadas e cozidos. Nestes casos, a bebida ajuda a equilibrar e limpar o paladar.

Sobremesas:

Chopp, tipos básicos 9

Caso sirva o chopp Pilsen puro malte, também dá para harmonizá-lo com sobremesas. Neste caso, é possível servir a bebida com chocolates, compotas, frutas, cheesecake de frutas vermelhas, entre outros doces.

veja abaixo ofertas de Pilsen:

 

A chopeira argentina de 10 litros

Chopp Patagonia Bohemian Pilsener 30L:

Cereais, pães e lúpulos nobres; Produtor: Patagonia; Teor alcoólico: 5,2%; Ingredientes: Água, Malte de cevada, Lúpulo; Corpo: Médio; Harmonização: Lula frita é uma ótima pedida com Pilsen, pois a cerveja vai limpar o paladar deixando o sabor da lula intacto. Todo peixe com sabor intenso vai muito bem com esse estilo de cerveja

Compre aqui

 


 

A chopeira brasileira de 50 litros

Chopp X Wäls 50L:

Leve e refrescante; Produtor: Wäls; Teor alcoólico: 4,5%; Ingredientes: Água, Malte de cevada, Lúpulo e Levedura; Corpo: Médio; Harmonização: Harmoniza com hambúrguer, pizza, massas leves, legumes, saladas e cozinha japonesa

Compre aqui

 

 

Weiss

Chopp, tipos básicos 10

Weissbier é uma cerveja de trigo não filtrada. Tem uma aparência turva e uma cabeça grande, fazendo parecer que foi despejada em um copo direto do tanque da cervejaria. Na Bavária, Weissbier é servida com fatias de limão ou açúcar dissolvido na água adicionada à parte superior do copo; em outras partes da Alemanha e fora da Alemanha (onde há imigrantes alemães), você verá que esta tradição foi perdida. Weissbier é extremamente leve.

– pesa em torno de 4% ABV – e era tradicionalmente bebido pelos agricultores no café da manhã para fornecer-lhes energia para seu dia de trabalho.

Weissbier também é conhecida como Hefeweizen ou “trigo levedado”.

Harmonias:

Chopp, tipos básicos 11

Um chopp Weissbier harmonizado com os tradicionais pretzels

É a cerveja de trigo, conhecida por seu sabor leve e fresco. Justamente por isso, essa variedade é ideal para ser harmonizada com pratos leves e massas, tanto as fritas como as assadas e recheadas.

Porter ou Stout

Chopp, tipos básicos 12

Porter e Stout são ambas cervejas escuras, mas não são a mesma coisa. A diferença entre o Porter e o Stout é que o Porter é feito com maltes torrados, enquanto o Stout pode ser feito com maltes torrados ou cevada não maltada.

Carnes grelhadas

O sabor tostado da bebida é uma boa combinação com carnes e vegetais grelhados no fogo. As carnes defumadas ou preparadas com molho barbecue também são um interessante acompanhamento para as Porters, menos tostadas.

Chopp, tipos básicos 13

Queijos

Queijos de sabor mais intenso e longo tempo de maturação, como o gorgonzola, o gouda maturado ou o parmesão, são combinações interessantes com cervejas escuras e potentes. As notas de nozes e sabor tostado aproximam comida e bebida. Lembre-se de se atentar ao teor de gordura do queijo e ao álcool da cerveja.

Sobremesas com chocolate

Seja uma mousse, um bolo, um petit gateau ou torta de chocolate, as cervejas escuras e mais alcoólicas normalmente harmonizam bem com esses tipos de doce.

Chopp, tipos básicos 14

Sobremesas com frutas

As cervejas escuras são interessantes na companhia de sobremesas com frutas, principalmente vermelhas como cheesecakes com calda de frutas e outras preparações com frutas em calda.

Cada tipo de cerveja exige uma taça para ser bem degustada

Escolher um copo para sua cerveja pode ser avassalador, mas é melhor escolher o copo correto para cada tipo de cerveja. Se você estiver procurando recomendações, tenha em mente que uma caneca é um copo com alça e muitas vezes tem uma boca mais larga do que outros copos. Por exemplo, canecas são normalmente usadas para cervejas belgas como tripels ou dubbels.

Chopp, tipos básicos 15

Para degustar carregadores e gulosos, use tulipas; são copos de caneca que têm uma abertura mais larga que sua base, mas mais estreita que o resto de seu corpo. A forma deles facilita a circulação de sua cerveja sem derramar nada!

Os Pilsners são mais bem servidos em copos altos como os weizenbocks – estes são esbeltos na metade inferior e alargam na metade superior para que você possa segurá-los confortavelmente enquanto toma goles (ou goles!). Estes tipos de cervejas têm perfis de sabor semelhantes aos das cervejas lager e do trigo alemão: elas são encorpadas com notas cítricas de lúpulo ou fermentação de levedura durante o processo de fermentação, respectivamente!

Conclusão

Chopp, tipos básicos 16

Espero que este artigo o tenha ajudado a entender os diferentes tipos de cerveja e qual é o copo mais adequado para eles. Há muito mais tipos que eu não mencionei aqui, como Pilsner ou Bock Beers, então não hesite em me perguntar da próxima vez, aqui mesmo no Center Gourmet. Mas, por hora, acesse nosso site, compre seu chopp e faça sua degustação perfeita.

Ofertas Relacionadas

Rolar para cima