Vinho tinto francês
Volume: 750 mL
Região: Bordeaux
Safra: 2014
Boca: Encorpado, com taninos redondos, acidez presente, textura macia e ampla, final longo
Produtor: Château Sociando-Mallet
Uvas: Merlot, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc
Teor alcoólico: 14%
Serviço: 17°C
Potencial de guarda: 2025
Nariz: Alcaçuz, frutas pretas como ameixa e groselha, tabaco e especiarias
Visual: Vermelho-granada
Amadurecimento: 12 meses em barricas de carvalho
Harmonização: Maminha assada com chimichurri, picanha recheada
Gradação de 0 a 10
Doçura: 0
Tanino: 8
Acidez: 8
Frutado: 8
Breve descrição: Exigência e tradição são palavras que regem a vinícola Sociando-Mallet, uma das maiores da França e que, segundo diz o crítico de vinhos Robert Parker “é meticulosamente dirigida, com grande perfeccionismo.” Este tinto é o primeiro e além disso o mais famoso vinho do Château, e ainda é um dos mais aclamados e longevos de Bordeaux. Foi feito para ser guardado por vários anos para se aproveitar a sua máxima potencialidade.
Sobre a vinícola: Sociando-Mallet leva o nome de dois proprietários anteriores. Um nobre da região basca, conhecido como Sossiondo, fundou a propriedade em 1633. Com o tempo, o nome da propriedade foi alterado para corresponder o som fonético a Sociando. A propriedade foi confiscada e vendida durante a Revolução Francesa. Houve um tempo no início dos anos 1800 em que a propriedade era conhecida como Sociando-Lamothe. De lá, a propriedade era de propriedade da família Cabarrus, que também possuía o Chateau Lagrange em St. Julien. Por volta de 1850, a terra foi vendida a um capitão da marinha que, seguindo os costumes do dia, renomeou a propriedade usando o nome de Mallet, e nasceu o Château Sociando-Mallet.
Jean Gautreau nasceu em 1927 em Lesparre, França. Ele não nunca tinha trabalhado com vinho antes. Ele chegou à Bordeaux quando foi trabalhar como negociador em 1948. Em 1957, ele abriu sua própria empresa. Em seguida, Jean Gautreau teve a idéia de fornecer caminhões de engarrafamento móveis ao castelo. A era moderna do Chateau Sociando Mallet começou em 1969, quando foi comprado por Jean Gautreau da família Tereygeol por 250.000 francos franceses. E a propriedade estava em más condições. As adegas, instalações para produção de vinho, vinhedos e até o castelo, que era inabitável, precisavam de reformas. Até a vinha, grande parte da terra havia ficado em pousio, pois não era cultivada há anos.
De fato, quando Sociando Mallet foi originalmente comprado por Jean Gautreau, menos de 7 hectares era ocupado por vinha. Hoje, os vinhedos tem quase 85 hectares, sendo que grande parte disso é cultivada com videiras! Jean Gautreau rapidamente começou a alternar a expansão da vinha com compras adicionais e seleção de replantio de suas vinhas recém-adquiridas. Ele também estava reformando simultaneamente as instalações de vinificação. Ele adicionou novos cubas de aço inox com temperatura controlada e reparou as cubas de concreto mais antigas. Jean Gautreau também construiu uma nova e moderna sala de degustação, com iluminação natural e uma vista incrível e desobstruída de Gironda. No começo, Jean Gautreau vendia toda a produção por conta própria. Com o tempo, isso mudou, e os vinhos acabaram sendo vendidos para outros negociantes na Place de Bordeaux.
Infelizmente, em novembro de 2019, após 50 anos de gestão da Sociando Mallet, Jean Gautreau faleceu. Ele tinha 92 anos. Sua filha Sylvie Gautreau e o neto Arthur Gautreau estão agora encarregados de administrar a propriedade.
A grande vinha Sociando Mallet, com 85 hectares, é plantada em 48% de Cabernet Sauvignon, 47% de Merlot e 5% de Cabernet Franc. Isso representa uma mudança nos plantios. Anteriormente, o vinhedo incluía uma porcentagem maior de Cabernet Sauvignon e menos Merlot, além de uma porção de Petit Verdot. Porém as vinhas Petit Verdot foram removidas e mais Merlot foi plantada. Se o velho ditado é verdadeiro, que todas as melhores vinhas de Bordeaux têm uma vista privilegiada da Gironda, o Chateau Sociando-Mallet, com sua vista desobstruída da água de ambas as direções, tem um terroir privilegiado. As vinhas estão situadas ao norte da denominação Saint Estephe.
Estar tão ao norte na Margem Esquerda significa que eles têm um clima mais frio do que seus vizinhos, logo ao sul em St. Estephe, para que colhem naturalmente mais tarde na maioria das safras e tenham um bom desempenho nos anos quentes e secos. Embora, anos mais frios tornariam difícil para as uvas desenvolverem maturação total.
Localizado no extremo norte da denominação Haut Medoc, na vila de Saint Seurin de Cadourne, o terroir é de cascalho, com um subsolo de solos de argila, areia e calcário. A vinha de Sociando Mallet é plantada com uma densidade de 8.333 videiras por hectare. Em média, as videiras têm quase 30 anos de idade.
A vinícola tem alguns dos maiores rendimentos em toda a região, perto de 80 hectolitros por hectare em algumas safras. Jean Gautreau preferia permitir que a natureza decida sobre o nível dos rendimentos em Sociando-Mallet. Esses altos rendimentos no Sociando Mallet fazem parte do que dá ao vinho seu caráter rústico e muitas vezes verde, além de seu charme, de acordo com os muitos fãs da propriedade.
Para comprar no site parceiro, clique aqui