Château Smith Haut Lafitte Grand Cru Classé Pessac-Léognan AOC 2013

Château Smith Haut Lafitte Grand Cru Classé Pessac-Léognan AOC 2013 - Oferta

Vinho tinto francês

Volume: 750 mL
Região: Bordeaux
Safra: 2013
Boca: Equilibrado, taninos macios, frutado, acabamento em couro
Produtor: Château Smith Haut Lafitte
Uvas: Cabernet Sauvignon (55%), Merlot (40%), Cabernet Franc (4%) e Petit Verdot (1%)
Teor alcoólico: 13%
Serviço: 15°C
Nariz: Complexo, com aromas intensos de frutas vermelhas e pretas e toques especiados
Visual: Vermelho-granada intenso
Amadurecimento: Em barricas de carvalho
Tipo de fechamento: Rolha de cortiça
Harmonização: Carnes vermelhas grelhadas, queijos ou massas
Premiações/Pontuações: 92 pontos pela revista Wine Enthusiast, 91 pontos pela revista Falstaff Magazin, 90 pontos pela crítico Jeff Leve, 90 pontos pelo portal CellarTracker, 90 pontos pela crítica Jeannie Cho Lee, 17.5/20 pontos pelo guia Bettane et Desseauve, 17/20 pontos pelo guia Gault & Millau

Gradação de 0 a 10

Doçura: 4
Tanino: 2
Acidez: 6
Frutado: 4

Breve descrição: “Nossa filosofia se resume em uma frase: fazer de tudo para que cada safra reflita nosso magnífico terroir”, dizem os responsáveis pelo Château Smith Haut Lafitte, um Grand Cru Classé de Pessac-Léognan, onde este tinto foi elaborado. Aprecie essa obra prima, desfrutando seus goles frutados e equilibrados.

Sobre a vinícola: O Château Smith Haut Lafitte está localizado em Pessac-Léognan, na margem esquerda do afluente oeste do rio Gironde. Durante a Classificação dos Graves de 1959, foi classificado como Grand Cru Classé, colocando os vinhos Smith Haut Lafitte acima de muitos outros da região em termos de qualidade.

Smith Haut Lafitte faz grand vins tintos e brancos. O Cabernet Sauvignon geralmente é responsável por 60 a 65% do vinho tinto, o Merlot contribui com cerca de 30% e pequenas quantidades de Cabernet Franc e Petit Verdot completam uma mistura típica. O vinho é envelhecido em barril por cerca de 18 meses, com 60 a 65% de madeira nova.

Em relação ao vin branco, o Sauvignon Blanc é geralmente dominante, com cerca de cinco por cento cada um de Sémillon e Sauvignon Gris. O vinho é fermentado em barril e envelhecido em barricas por um ano. 50% de barris são novos em ambos os estágios.

Os segundos vinhos são o branco Le Petit Haut Lafitte (lançado em 2013) e o tinto (a partir de 2010). Eles são feitos a partir de lotes identificados durante a mistura dos grand vins. O tinto foi projetado para mostrar um estilo mais arredondado e da margem direita e geralmente é uma mistura de 55/45 de Cabernet Sauvignon e Merlot envelhecido em barril por 14 meses. O branco é uma combinação Sauvignon Blanc – Sémillon 80/20, também vinificada como o grand vin, mas com alguns meses a menos de maturação do barril. A dupla Les Hauts de Smith é agora o terceiro vinho da propriedade; eles ficam menos no carvalho novo.

Os 78 hectares de vinhedos e o castelo ficam em uma colina baixa de pedras e seixos depositados pelo rio Garona. Este solo cascalho oferece não apenas excelente drenagem, mas também reflete a luz do sol para amplificar seus benefícios para as videiras e frutas. A vinha é cultivada organicamente, as colheitas são manuais e a propriedade possui seu próprio viveiro, situado em Ile de Lalande, no meio da Garona.

A sala do tanque foi reformada recentemente e agora opera inteiramente por fluxo de gravidade. As cubas são dimensionadas para permitir flexibilidade no gerenciamento de parcelas individuais de frutas. Na chegada, as uvas são classificadas usando sistemas ópticos computadorizados de alta tecnologia. A adega de vinhos tintos é uma das maiores instalações subterrâneas de Bordeaux, com capacidade para 1000 barris.

As uvas são cultivadas no local desde 1365. Em 1958, foi comprada pela empresa Louis Eschenauer, que investiu na vinícola e em seus vinhedos. Desde 1990, a propriedade é propriedade de Daniel Cathiard. O castelo não tem relação com o primeiro castelo Château Lafite Rothschild, apesar das semelhanças no nome. Smith Haut Lafitte leva o nome do platô de cascalho cultivado em 1365 (e conhecido como Lafitte) e do proprietário do século XVIII George Smith, que foi o primeiro a construir a mansão no local em Pessac-Léognan.

Referência: https://www.wine-searcher.com/merchant/8684

Para comprar no site parceiro, clique aqui

Ofertas Relacionadas

Rolar para cima