Vinho tinto francês
Volume: 750 mL
Região: Bordeaux
Safra: 2016
Boca: Equilibrado, frutado, gastronômico, bom corpo, taninos presentes, acidez agradável
Produtor: J.Queyrens & Fils – Château Pilet
Uvas: Merlot (60%) e Cabernet Sauvignon (40%)
Teor alcoólico: 13%
Serviço: 15°C
Potencial de guarda: 5 anos
Nariz: Frutas negras e especiarias
Visual: Rubi
Amadurecimento: 12 meses em tanques de aço inox, mais 2 meses em garrafa
Decantação: 20 minutos
Harmonização: Risotto 4 queijos, estrogonofe de carne, conchiglione de abóbora com carne seca, filé de frango com crosta de parmesão, nhoque de mandioquinha ao sugo, lombo suíno ao forno
Premiações/Pontuações: 90 pontos pelo crítico James Suckling
Breve descrição: As uvas deste tinto foram cultivadas numa área chamada Entre-Deux-Mers, que fica entre os rios Garonne e Dordogne. Sob a denominação de Bordeaux, Château Pilet une o sabor frutado da variedade Merlot com os taninos e acidez da Cabernet Sauvignon, o que dá um caráter ideal para harmonizar. Recebeu uma alta pontuação pelo crítico de vinhos James Suckling.
Sobre a vinícola: Com 100 anos de história e tradição, a vinícola J.Queyrens & Fils herda uma estrutura de produção familiar. Começando com o nome de Château du Pin-Franc, a história da produtora registra uma reviravolta em 1974, com a aquisição da vinícola por Jean e Yvette Queyrens, que depois desenvolvem vendas diretas a indivíduos.
Só em 1988 se cria uma sociedade com o atual nome, com o retorno dos descendentes do fundador (Alain, Patrick e Christophe), junto com Jean, para o comando da empresa. Hoje a vinícola conta com as mais modernas e refinadas técnicas de produção de vinho e um rígido controle de qualidade, visando satisfazer paladares do mundo todo.
Referência: http://www.chateau-pilet-vins-queyrens.fr/en/the-history
Para comprar no site parceiro, clique aqui