*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima
Vinho tinto francês
Volume: 750 mL
Região: Bordeaux
Safra: 2014
Boca: Elegante e complexo, equilibrado, cheio em boca
Produtor: Château Pichon Baron
Uvas: Cabernet Sauvignon e Merlot
Teor alcoólico: 13,5%
Serviço: 15°C
Nariz: Frutas pretas, com notas de baunilha e toques sutis de especiaria e charuto
Visual: Vermelho-granada intenso
Amadurecimento: 18 meses em barricas novas
Tipo de fechamento: Rolha
Harmonização: Pratos à base de carne com molhos picantes, queijos maduros
Premiações/Pontuações: 96 pontos pelo crítico Jeff Leve, 95 pontos pela revista Falstaff Magazine, 94 pontos pelo portal Vinhos Antonio Galloni, 94 pontos pela crítica Jeannie Cho Lee, 93 pontos pela revista Wine Spectator, 93 pontos pela portal CellarTracker, 182.5/20 pontos pelo guia Bettane et Desseauve, 18.5/20 pontos pela revista Vinum Wine Magazine, 18/20 pontos pela revista La Reveu du Vin de France, 17 pontos pelo guia Gault & Millau
Gradação de 0 a 10
Doçura: 0
Tanino: 6
Acidez: 6
Frutado: 4
Breve descrição:
Este Château Pichon, sem dúvida muitíssimo aclamado pela crítica especializada internacional, é elaborado por um Grand Cru Classé de Pauillac, na região de Bordeaux. Esta denominação possui um das mais altas reputações da França.
Château Pichon é um exemplar que faz jus a sua exclusividade, sendo elegante, complexo, equilibrado e cheio em boca, oferecendo uma intensa experiência sensorial com os aromas de frutas pretas e notas de baunilha e especiarias.
Sobre a vinícola Château Pichon Baron
O Castelo Pichon Baron, também conhecido como Château Pichon-Longueville Baron, é uma renomada vinícola situada em Pauillac, reconhecida por produzir vinhos “second vin” segundo a Classificação de Bordeaux de 1855.
Os vinhos de Pauillac, incluindo o grand vin do Château Pichon Baron, são admirados pela harmonia entre intensas frutas escuras, sofisticação e elegância, além do potencial de envelhecimento por longos períodos.
Localizada no sul de Pauillac, a vinícola faz divisa com Saint-Julien e está próxima ao famoso Château Latour. Os 73 hectares são cultivados com aproximadamente 60% de Cabernet Sauvignon, 35% de Merlot e uma pequena quantidade de Cabernet Franc e Petit Verdot.
Após a fermentação, os lotes de vinho selecionados para o Pichon Baron passam por um envelhecimento em barris de carvalho por cerca de três meses. Uma segunda avaliação é realizada antes de definir a composição final do grand vin, que amadurece em barris por 18 a 20 meses.
Les Tourelles de Longueville é o segundo vinho da propriedade, oriundo principalmente da parcela de Sainte Anne, com predomínio da uva Merlot.
Les Griffons de Pichon é uma adição recente ao portfólio da vinícola. Proveniente das mesmas parcelas do Pichon Baron, possui um período de envelhecimento similar, mas é elaborado com uma estrutura mais suave e menor tempo de guarda.
Antes de 1850, havia uma propriedade maior chamada Pichon-Longueville. Posteriormente, foi dividida entre o Barão Raoul Pichon de Longueville e suas três irmãs, originando o Château Pichon-Longueville Condessa de Lalande (ou Pichon Comtesse).
O majestoso castelo foi construído pelo Barão a partir de 1851. Desde 1987, a propriedade do Château Pichon Baron pertence à companhia de seguros francesa AXA.
Veja a seguir mais rótulos da vinícola Château Pichon Baron
Para comprar no site parceiro, clique aqui