Château Palmer 2005

Publicado em:

Château Palmer 2005 - Oferta

Vinho tinto francês

Volume: 750 mL
Região: Margaux (apelação de Bordeaux)
Safra: 2005
Boca: Concentrado, elegante, potente, taninos presentes, boa acidez, final persistente
Produtor: Château Palmer
Uvas: Cabernet Sauvignon (53%), Merlot (40%) e Petit Verdot (7%)
Teor alcoólico: 14%
Serviço: 16°C
Potencial de guarda: 50 anos
Nariz: Cereja negra, mirtilo, cassis, ameixa, alcaçuz, framboesa, floral, chocolate, tosta
Visual: Rubi intenso
Amadurecimento: Em barricas de carvalho
Decantação: 60 minutos
Harmonização: Picanha de cordeiro, risoto trufado com ossobuco, risoto de tomate seco e funghi, baby beef com cebolas carameladas, cogumelos recheados com bacon e queijo brie, queijos semiduros
Premiações/Pontuações: 97 pontos pelo crítico Robert Parker, 96 pontos pela revista Wine Enthusiast, 94 pontos pelo crítico James Suckling, 18 pontos pela crítica Jancis Robinson

Breve descrição:

Château Palmer produz apenas dois rótulos, ou seja, concentra todas as qualidades das matérias-primas e a majestosa expertise do château para produzir vinhos exclusivos, tido de 80 anos atrás como um dos melhores de Bordeaux.

Vindo do renomado terroir de Margaux, em Médoc, que teve uma safra histórica em 2005. O intenso período de seco desse ano, sem precedentes desde 1976, teve como resultado uvas de qualidade excepcional, o que deu origem portanto a um tinto aclamado e com código de autenticidade.

 

Sobre a vinícola:

Château Palmer é uma propriedade vinícola localizada na denominação Margaux do Médoc. Foi classificado como um terceiro crescimento na Classificação de 1855 de Bordeaux, embora por muitas décadas tenha sido classificado de forma consistente como um dos melhores vinhos da região.

Excepcionalmente para o Médoc, o Château Palmer geralmente tem tanto Merlot quanto Cabernet Sauvignon no blend (junto com uma pequena quantidade de Petit Verdot), o que ajuda dessa forma a dar ao vinho uma estrutura carnuda e generosa. Pode ser bebido jovem, mas também recompensa uma longa adega.

Os vinhedos de Palmer cobrem 55 hectares na comuna de Cantenac, principalmente em um planalto de cascalho fino na borda do estuário. As vinhas são densamente plantadas, como é costume nesta região, para assim garantir a competição entre as vinhas e promover sistemas radiculares profundos.

A fermentação ocorre em cubas de inox, sendo que diferentes talhões são vinificados separadamente a fim de dar aos enólogos o controle no momento da mistura das variedades. O grand vin passa por cerca de 21 meses de envelhecimento em barricas, com até 60% de carvalho novo.

Alter Ego de Palmer foi apresentado em 1998 como uma contraparte estilisticamente diferente do grand vin, assim como se diferencia de um segundo vinho. Sendo assim, é mais frutado do que o grand vin e é feito para ser acessível nos primeiros anos após o engarrafamento.

O segundo vinho, La Réserve du Général, anteriormente produzido pelo Château, não é mais feito, e todos os componentes que antes teriam entrado nele agora são vendidos a granel. A produção anual é de cerca de 12.000 caixas de Chateau Palmer e 7.500 caixas de Alter Ego.

O Château Palmer já fez parte da propriedade d’Issan bem como leva o nome do Major General Charles Palmer do Exército Britânico, que comprou o terreno em 1814. Assim sendo, ele o desenvolveu consideravelmente e ganhou um grande número de seguidores para o vinho na Inglaterra.

Desde 1938, a saber, as famílias Sichel e Mähler-Besse são os principais acionistas.

Referência: https://www.wine-searcher.com

Para comprar no site parceiro, clique aqui

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados:

Echeverria Rose Cabernet Franc 2020 - Oferta
*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima Vinho rosé chileno – Echeverria Rose Cabernet Franc 2020...
Pérgola Vinho de Mesa Tinto Seco - Oferta
*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima Vinho tinto brasileiro – Pérgola Vinho de Mesa Tinto...
Já Pias - Oferta
*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima Vinho tinto português – Já Pias Para comprar esse...
Salentein Killka Cabernet Sauvignon 2021 - Oferta
*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima Vinho tinto argentino – Salentein Killka Cabernet Sauvignon 2021...
Ventisquero Grey Single Block Valle de Atacama Sauvignon Blanc 2020 - Oferta
*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima Vinho branco chileno – Ventisquero Grey Single Block Valle...
Almaviva 2019 1,5L - Oferta
*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima Vinho tinto chileno – Almaviva 2019 1,5L Para comprar...