Château Margaux Premier Grand Cru Classé A.O.C. Margaux 2008

Château Margaux Premier Grand Cru Classé A.O.C. Margaux 2008 - Oferta

*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima

Vinho tinto francês

Volume: 750 mL
Região: Margaux (Apelação de Bordeaux)
Safra: 2008
Boca: Os taninos maduros e firmes, combinam bem com a acidez presente. Enquanto as frutas dominam o paladar e mesclam-se às notas do amadurecimento em barricas de carvalho. O final de boca permanece por longo tempo
Produtor: Château Margaux
Uvas: Cabernet Sauvignon (87%), Merlot (10%), Cabernet Franc (1.5%) e Petit Verdot (1.5%)
Teor alcoólico: 13%
Serviço: 16°C
Potencial de guarda: 30 anos
Nariz: Flores como violeta e rosa, groselha, framboesa, cassis, amora, ameixa, cereja, café, cacau, tabaco e alcaçuz
Visual: Rubi profundo e brilhante
Amadurecimento: Aproximadamente 24 meses em barricas de carvalho francês
Harmonização: Risoto trufado com ossobuco, paleta de cordeiro confitada com cuzcuz marroquino, prime rib red angus, wagyu na brasa com ratatouille, parmentier de canard, mix de queijos curados
Premiações/Pontuações: 94 pontos pelo crítico Robert Parker, 96 pontos pela revista Wine Enthusiast, 91 pontos pela revista Wine Spectator, 18 pontos pela revista Decanter, 17 pontos pela crítica Jancis Robinson

Breve descrição:

Assinado pela renomada Château Margaux, este aclamado e exclusivo exemplar, demonstra que em baixas altitudes, cerca de 15 metros, há condições ideais para se elaborar um dos mais excepcionais vinhos do mundo. Os taninos são firmes, combinando perfeitamente com a acidez, acompanhado de um sabor predominantemente frutado que se mescla com notas de carvalho, com um final longo. Para quem pode, um rótulo que não deve faltar na adega.

 

Sobre a vinícola Château Margaux:

O Château Margaux, renomada vinícola de Bordeaux situada a leste de Margaux, no Médoc, destaca-se como um dos mais prestigiosos exemplares dos Premier Crus. Integrante da seleta lista que inclui Lafite, Latour e Haut-Brion, essa vinícola foi classificada como Premier Cru no célebre ranking de Bordeaux, Médoc, de 1855. Conhecido por ser o mais sofisticado dos Premier Crus, o Château Margaux é responsável por elaborar alguns dos vinhos mais valiosos do planeta.

Datado do século XII, o La Mothe de Margaux já possuía propriedade própria e se transformou em uma vinícola por volta de 1570, quando os produtores da região do Médoc começaram a trocar as plantações de cereais pelas vinhas. Em 1705, a London Gazette divulgou o primeiro leilão de 230 barris de “Margose”, enquanto, em 1787, Thomas Jefferson visitou Bordeaux e elegeu Margaux como uma das “quatro vinhas de primeira qualidade”. No ano 1800, a propriedade já ocupava 265 hectares e, no início do século XIX, o icônico castelo neo-paladiano, conhecido como “O Versalhes do Médoc”, foi erguido para consolidar a fama da vinícola.

As videiras do Château Margaux estão enraizadas em solos singulares e complexos da região, compostos por argila calcária sob uma camada superior de cascalho grosso e fino. Essa combinação é perfeita para o cultivo de Cabernet Sauvignon, que representa aproximadamente 75% das plantações. Merlot ocupa outros 20%, enquanto Cabernet Franc e Petit Verdot completam o restante. Mantendo a tradição das principais propriedades de Bordeaux, as vinhas são plantadas densamente, com 10.000 videiras por hectare. Além disso, a vinícola conta com 12 hectares de Sauvignon Blanc para produzir o Pavillon Blanc, vendido como AOP de Bordeaux, não Margaux. Os vinhos tintos passam por fermentação em tanques tradicionais de madeira e aço inoxidável, sendo posteriormente envelhecidos em barricas de carvalho por 18 a 26 meses.

Adquirido em 1977 pelo comerciante grego de cereais e empresário de supermercados André Mentzepoulos, o Château Margaux passou por um importante programa de investimentos em tempos de crise econômica. Após a morte de Mentzepoulos em 1980, sua filha Corinne e o enólogo Paul Pontallier (que ingressou em 1983) deram continuidade às melhorias, permitindo que a vinícola se beneficiasse da recuperação econômica global e da excelente safra de 1982. Em 2009, foi introduzido um terceiro vinho, Margaux du Château Margaux, como complemento ao grand vin e ao segundo vinho, Pavillon Rouge.

Veja a seguir mais rótulos da vinícola Château Margaux

Para comprar no site parceiro, clique aqui

Ofertas Relacionadas

Rolar para cima