*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima
Vinho tinto francês – Château Gazin 2009
Para comprar esse vinho no site parceiro, clique aqui
Volume: 750 mL
Região: Pomerol (Bordeaux)
Safra: 2009
Boca: Aveludado, equilibrado, fresco, taninos presentes
Produtor: Château Gazin
Uvas: Merlot (90%), Cabernet Sauvignon (7%) e Cabernet Franc (3%)
Teor alcoólico: 14,5%
Serviço: 16°C
Potencial de guarda: 25 anos
Nariz: Cereja preta, baunilha, brioche, floral, alcaçuz, mentol, especiarias
Visual: Rubi
Amadurecimento: 18 meses em barricas de carvalho, sendo 50% novas
Harmonização: Terrine de foie gras, risoto de brie, coq au vin, magret de pato, escalope de mignon, fettuccine Alfredo
Premiações/Pontuações: 96 pontos pelo crítico Robert Parker, 95 pontos pelo crítico James Suckling, 93 pontos pela revista Wine Spectator, 92 pontos pela revista Wine Enthusiast, 89 pontos pelo crítico Stephen Tanzer e 16 pontos pela crítica Jancis Robinson
Breve descrição:
Este “primeiro vinho” da vinícola Château Gazin veio de uma safra considerada excepcional, a 2009, e portanto devidamente aclamada por grande parte da crítica internacional.
Elaborado em Pomerol, localizada na margem direita do rio Dordogne, na região de Bordeaux, de uma vinícola com produção limitadíssima.
Sobre a vinícola:
O Château Gazin está localizado, a saber, na margem direita do rio Gironde, em Pomerol, Bordeaux. Os vinhos são focados em Merlot, que em síntese domina o lote de vinhedos que compõe a propriedade.
O vinhedo é vizinho da casa de força Pomerol Petrus, bem como do Château l’Evangile, de propriedade do Domaines Baron de Rothschild.
As vinhas de 26 hectares são plantadas em um dos planaltos mais altos da região, e além disso têm em média 35 anos, em cima de solos de cascalho de Gunizan com subsolos de argila azul e verde intercalados com óxido de ferro.
O Merlot floresce aqui e os solos drenam bem, permitindo assim um bom suprimento de água para as raízes. Enquanto mais de 85% das vinhas são plantadas em Merlot, existem algumas fileiras de Cabernet Franc assim como de Cabernet Sauvignon cultivadas em toda a vinha.
As videiras do Château Gazin são tratadas com um mínimo de pesticidas e fertilizantes orgânicos, e colhidas à mão logo depois de estarem maduras. A fermentação ocorre em pequenas cubas de concreto na vinícola, localizada ao lado das vinhas.
Cada variedade é mantida separada durante a fermentação e os componentes são misturados somente então após o término do processo. Em seguida, os vinhos misturados são envelhecidos por 18 meses em 50% de novos barris franceses antes de serem liberados. No entanto, curiosamente, a Gazin não possui seus próprios barris e os aluga anualmente.
O Château Gazin foi adquirido por Louis Soualle, um comerciante de vinhos francês, no início do século XX. Posteriormente, a filha de Soualle casou-se com Edouard de Bailliencourt, que veio de uma família descendente dos Senhores de Landas.
Hoje, o castelo ainda é administrado pela mesma família Bailliencourt. Foi construído em um local que a princípio abrigava um hospital que cuidava de peregrinos feridos caminhando pela rota de Santiago de Compostela da Espanha.
O segundo vinho de Gazin, L’Hospitalet de Gazin, é nomeado portanto em homenagem a este hospital histórico e foi criado em 1986.
Referência: www.wine-searcher.com
Veja a seguir mais 2 rótulos do Château Gazin: o LHospitalet de Gazin A.O.C. Pomerol 2014 e o L`Hospitalet De Gazin 2010
Para comprar no site parceiro, clique aqui