Vinho tinto francês
Volume: 750 mL
Região: Bordeaux
Safra: 2016
Boca: Frutas maduras, notas de baunilha e especiarias
Produtores: Alain Aubert – Château de Ribebon
Uvas: Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Merlot
Teor alcoólico: 13,5%
Serviço: 17°C
Potencial de guarda: 2021
Nariz: Frutas vermelhas
Visual: Vermelho-rubi intenso
Amadurecimento: 12 a 24 meses de amadurecimento
Tipo de fechamento: Rolha
Harmonização: Carnes vermelhas grelhadas e assadas
Premiações/Pontuações: 91 pontos pelo crítico James Suckling em 2019
Breve descrição:
Bordeaux é famosa por de lá sair vinhos de qualidade notável, e este Château de Ribebon Bordeaux Supérieur é sem dúvida uma bela amostra disso.
Como um bom corte bordalês – ou seja, feito com Merlot, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc – e ainda barricado, este vinho oferece goles com notas de fruta, baunilha e especiarias, além de aromas frutados
Sobre a vinícola:
A Domaines Alain Aubert é uma empresa de vinhos com uma variedade de propriedades diferentes, abrangendo dessa forma 250 hectares de vinha em Bordeaux. A princípio fundada por Bernadette Faure e Alain Aubert e hoje a empresa faz um portfólio de vinhos Côtes de Bordeaux Castillon, Bordeaux Supérieur e Saint-Émilion Grand Cru.
Do mesmo modo, Aubert tem cinco rótulos diferentes – Château German, Château Hyot, Château Ribebon, Château Macard e Château Haut-Gravet.
O Château German compreende dessa forma 56 hectares de videiras Merlot, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc, dentro da denominação Côtes de Bordeaux Castillon. A propriedade foi plantada para vinha desde que iniciou a sua operação, no século 18, e agora produz uma mistura Bordeaux predominante em Merlot, com idades entre 12 e 24 meses.
O igualmente histórico Château Hyot, no Côtes de Bordeaux Castillon, foi o local onde a Guerra dos Cem Anos entre a França e a Inglaterra finalmente terminou. Seu grand vin é produzido com 70% de Merlot, que em seguida vem 20% de Cabernet Franc e 10% de Cabernet Sauvignon dos 40 hectares de vinhedo da vinha, com solos de areia e cascalho e argila.
O Château Ribebon é uma propriedade Bordeaux Supérieur de 80 hectares que ostenta um castelo do século XVIII que aliás foi usado como pavilhão de caça pelo rei Luís XVI da França. A propriedade é mais conhecida por seu grand vin, dominante em Merlot, produzido a partir de suas videiras de 40 anos de idade.
A segunda das propriedades Bordeaux Supérieur de Domaines Alain Aubert, Château Macard, que está, a saber, situada em um platô de pedra e calcário acima do rio Dordonha. Os 30 hectares de vinhedos são plantados principalmente em Merlot, que ficam ao lado de pequenas quantidades de Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc.
O Château Haut-Gravet é certamente a única propriedade Grand Cru Classé de Saint-Émilion, dentro do portfólio Domaines Alain Aubert. O castelo fica abaixo da cidade montanhosa de Saint-Émilion e produz uma variedade de três misturas de Bordeaux.
Por fim, Alain Aubert também é o proprietário da propriedade Grand Cru Classé de Saint-Emilion, Château La Couspaude.
Referências: https://www.wine-searcher.com
Veja a seguir mais 2 rótulos de Alain Aubert: o Château German Castillon Côtes de Bordeaux AOC 2016 e o Château de Macard Bordeaux Supérieur AOC 2016
Para comprar no site parceiro, clique aqui