Château Ausone 2012 - Vinho tinto francês
*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima
Vinho tinto francês – Château Ausone 2012
Para comprar esse vinho no site parceiro, clique aqui
Volume: 750 mL
Região: Saint-Émilion
Safra: 2012
Boca: Potente, exuberante, elegante, taninos presentes e boa acidez
Produtor: Château Ausone
Uvas: Cabernet Franc (55%) e Merlot (45%)
Teor alcoólico: 13,5%
Serviço: 16°C
Potencial de guarda: 35 anos
Nariz: Frutas negras maduras, violeta, cedro, especiarias, ervas frescas, mineral e tosta
Visual: Rubi intenso
Amadurecimento: 20 meses em barricas de carvalho, sendo 85% novas
Decantação: 60 minutos
Classificação: Seco
Harmonização: Bife ancho ao molho de cogumelos, risoto de cordeiro, T-bone com legumes, coq au vin, pappardelle ao funghi, conchiglione aos quatro queijos
Premiações/Pontuações: 96 pontos pelo crítico Robert Parker, 98 pontos pelo crítico James Suckling, 18 pontos pela crítica Jancis Robinson, 95 pontos pela revista Wine Enthusiast, 95 pontos pelo crítico Stephen Tanzer
Breve descrição:
Nobre, exuberante e muito pontuado, este tinto que é considerado um dos míticos vinhos de Bordeaux, com potencial para ser guardado por mais de 30 anos.
Vinificado e amadurecido em barricas de carvalho, o Château Ausone consta no seleto time dos Premier Grand Cru Classé A de Saint-Émilion e possui apenas 7 hectares de vinhas muito antigas.
Sobre a vinícola:
O Château Ausone é um dos prestigiados produtores de Saint-Émilion com status de Premier Grand Cru Classé A. Em contrapartida é relativamente pequeno em comparação com outros châteaux de Bordeaux, e seu vinhedo de 7 hectares (17 acres) é plantado quase inteiramente em Cabernet Franc e Merlot.
No entanto, uma pequena quantidade de Cabernet Sauvignon aparece em seu segundo vinho, Chapelle d’Ausone. A propriedade tem o nome, a saber, do poeta romano do século IV, Decimius Magnus Ausonius, que possuía uma extensa propriedade em Bordeaux, incluindo alguns vinhedos.
O castelo e a propriedade modernos remontam ao século XVIII, e sendo assim, Ausone e seu vizinho Château Bélair-Monange eram propriedade da mesma família durante a maior parte do século 20 e compartilhavam as adegas de Ausone.
Apesar de sua história secular, Ausone só pertence a três famílias diferentes, embora nem sempre sem discórdia: na década de 1990, uma disputa legal em relação à herança atormentou a propriedade. O vinhedo de Ausone está em uma encosta elevada voltada para o sudeste, que é incomumente íngreme para a região.
Protegida a norte bem como a oeste, a vinha foi poupada dos efeitos devastadores das geadas de 1956 que destruíram vinhas e colheitas em muitas outras partes de Bordeaux. Desde os anos 90, Ausone tem sido consistentemente elogiado pela crítica, atingindo os 100 pontos do crítico Robert Parker em 2000.
Uma produção muito limitada de menos de 2000 caixas anuais faz portanto do Château Ausone um dos mais caros e procurados vinhos Saint-Émilion.
Referência: www.wine-searcher.com
Para comprar no site parceiro, clique aqui