*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima
Vinho tinto italiano
Volume: 750 mL
Região: Vêneto
Safra: 2017
Boca: Encorpado e aveludado, com taninos macios, delicada doçura e final picante
Produtor: Gerardo Cesari
Uvas: Corvina (75%), Rondinella (20%) e Molinara (5%)
Teor alcoólico: 13,5%
Serviço: 15°C
Potencial de guarda: 2024
Nariz: Frutas maduras como cereja, framboesa e ameixa, com toques de especiarias e notas de pimenta
Visual: Vermelho-rubi com reflexos violáceos
Amadurecimento: 12 meses em barricas de carvalho esloveno e francês
Tipo de fechamento: Rolha de cortiça
Harmonização: Costela suína ao molho barbecue, nhoque de abóbora na manteiga, queijos semiduros
Premiações/Pontuações: Várias safras premiadas
Gradação de 0 a 10
Doçura: 2
Tanino: 4
Acidez: 6
Frutado: 8
Breve descrição:
Valpolicella é uma denominação de origem que fica a noroeste da cidade de Verona, na região de Vêneto. De lá sai vinhos famosos em toda a Itália.
Através do método ancestral Ripasso, que consiste ressecamento no lento da pele das uvas, enquanto há a fermentação, contribuindo para uma maior concentração de aromas e sabores. Além disso, este Mara Cesari é barricado, o que aumentou ainda mais a sua complexidade.
O resultado é um vinho encorpado, mas com taninos macios e delicada doçura, além de uma picância no final, complementado por um buquê de aromas complexos.
Para aproveitar ao máximo o seu potencial, a dica é harmonizá-lo com uma suculenta costela suína ao molho barbecue ou com uma tábua de queijos semiduros.
Sobre a vinícola:
A princípio, Gerardo Cesari foi uma propriedade vinícola fundada em 1936 na região de Veneto, na Itália. É conhecida por seus vinhos tradicionais DOC e IGT varietais da região e, dessa forma, na década de 1970, Cesari Amarone foi um dos primeiros a alcançar todos os cinco continentes.
Desde então, a vinícola tem como objetivo manter uma presença em todo o mundo. A propriedade compreende assim 100 hectares de terra em Valpolicella e Lugana. Isso inclui as vinhas Bosan, Il Bosco, Jèma e Cento Filari, todas desse modo destinadas à produção de alta qualidade.
O proprietário e enólogo Franco Cesari, desde que assumiu a vinícola herdando do pai Gerardo, supervisiona todas as fases do processo de cultivo e vinificação dessas principais vinhas.
O vinhedo Bosan em Valpolicella é plantado 80% em Corvina e 20% em Rondinella, e compõe certamente o melhor vinho de Gerardo Cesari, Amarone Bosan. O local tem 10 hectares com videiras treinadas para o sistema Pergola Veronese.
As uvas para este vinho são secas por quatro a cinco meses e após a vinificação são envelhecidas em barril e garrafa.
O Cento Filari, um local de 10 hectares situado entre as aldeias de Peschiera del Garda e Pozzolengo, perto do Lago Garda, é outro vinhedo digno de nota, pois é plantado na variedade branca indígena Turbiana.
Referência: https://www.wine-searcher.com
Veja a seguir mais rótulos da vinícola Gerardo Cesari
Para comprar no site parceiro, clique aqui