Vinho tinto francês
Volume: 750 mL
Região: Maury Sec
Safra: 2014
Boca: Frutado, com aporte de especiarias, taninos macios, bom frescor e elegante final
Produtor: Maison Cazes
Uvas: Grenache (80%), Carignan (20%)
Teor alcoólico: 15%
Serviço: 15°C
Nariz: Frutas negras, cassis, alcaçuz, sobre notas florais, e também de tabaco e especiarias
Visual: Rubi escuro
Harmonização: Bombom de alcatra com arroz na manteiga e cebola assada, axoa basca, queijos semimoles, pernil de javali assado com polenta mole, fusilli com ragu de linguiça toscana, lasanha de berinjela e tomate seco
Breve descrição: Tinto com aromas de frutas negras, alcaçuz, cassis, com notas florais, e também de especiarias e tabaco. Seu paladar é frutado, com taninos macios, aporte de especiarias, bom frescor e elegante final. A Maison Cazes nos brinda com este exemplar que recebeu uma ótima avaliação da crítica especializada internacional (92 pontos do famoso crítico americano Robert Parker), e que curiosamente é um tinto seco porém nascido em uma região reconhecida pelos seus famosos vinhos doces naturais, Maury. Surpreenda-se também com essa especial indicação dos nossos Winehunters.
Sobre a vinícola: A propriedade Maison Cazes, localizada em Rivesaltes, no coração da região de Roussillon, entre as montanhas dos Pirenéus e o Mar Mediterrâneo, foi fundada por Michel Cazes em 1895. Décadas mais tarde a propriedade foi adquirindo terras até chegar a 40 hectares. As primeiras garrafas de vinho Cazes apareceram em 1955, por iniviativa de André, o mais velho dos dois filhos de Aimé Cazes, este filho do fundador. Em 1971, os filhos de Aimé, André e Bernard, assumiram o funcionamento do domaine. Anos mais tarde, em 1997, quando o filho de Bernard, Emmanuel, se juntou ao negócio, o domaine começou sua conversão para o crescimento orgânico e biodinâmico.
Desde 2004, Lionel Lavail, filho de um produtor local de vinhos, assumiu a direção da Maison Cazes, quando no ano seguinte todo o domaine tornou-se uma propriedade orgânica e biodinâmica certificada. A Cazes adquiriu, em 2012, a Domaine Les Clos de Paulilles, uma icônica vinícola localizado em Anse de Paulilles, entre Banyuls e Collioure. Em 2017, Domaine Cazes celebrou o 20º aniversário de sua conversão à biodinâmica. Hoje, os vinhedos se estendem por 220 hectares, abrangendo todos os diferentes terroirs de Roussillon e dando origem a excelentes vinhos todos os anos.
Veja a seguir mais 1 rótulo do Maison Cazes: o Cap Au Sud Syrah-Mourvèdre 2014
Para comprar no site parceiro, clique aqui