*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima
Vinho tinto português
Volume: 750 mL
Região: Península de Setúbal
Safra: 2018
Boca: Bom corpo, taninos presentes, boa presença e acidez, é redondo
Produtor: José Maria da Fonseca
Uvas: Castelão e Aragonez
Teor alcoólico: 13%
Serviço: 16°C
Potencial de guarda: 2022
Nariz: Frutas vermelhas e negras, com destaque para morangos, amora e ameixa, além de um toque de madeira
Visual: Vermelho-rubi intenso
Tipo de fechamento: Rolha
Classificação: Meio Seco/Demi-Sec
Harmonização: Queijos curados, carnes brancas com especiarias
Gradação de 0 a 10
Doçura: 4
Tanino: 6
Acidez: 6
Frutado: 6
Breve descrição:
“É só amor, pão e vinho / E um caldo verde, verdinho / A fumegar na tigela… É uma casa portuguesa, com certeza!” – Música eternizada em Portugal, na voz da cultuada cantora Amália Rodrigues, romantiza as tradições do povo português, que nos remete à família, aos amigos, à comida e ao vinho.
E este tinto é uma homenagem da vinícola José Maria da Fonseca a essa tradição, com um bom corpo, taninos presentes e boa acidez, tudo muito equilibrado.
Sobre a vinícola:
José Maria da Fonseca é um produtor de vinho português de propriedade familiar, a princípio fundado em 1834.
A propriedade leva o nome de seu fundador, José Maria da Fonseca, e é conhecida então por seu amplo portfólio de vinhos de mesa e fortificados de todo o país, em regiões como Península de Setúbal, Alentejo, Douro, Dão e zona Vinho Verde.
Primeiramente, a propriedade lançou seu primeiro vinho, Periquita, em 1850, tornando-o um dos primeiros vinhos tintos engarrafados em Portugal. Desse modo, o Periquita Original é uma mistura predominante no Castelão com menores quantidades de Trincadeira e Aragão (Tempranillo).
Estas uvas são originárias das vinhas ricas em areia da Península de Setúbal, uma região em que talvez provavelmente José Maria da Fonseca foi a primeira a plantar em Castelão. Hoje, a marca Periquita faz expressões de branco, rosé, reserva assim como “superyor”, cada uma com sua própria mistura única de castas.
Bem como por vinhos Periquita, José Maria da Fonseca é conhecido também por seus vinhos Lancers, liderados pelo Lancers Rosé. Este vinho foi originalmente lançado no mercado americano em 1944 por Henry Behar, que nomeou a marca depois de uma pintura de Velázquez chamada “Las Lanzas”.
A extensa gama de vinhos de José Maria da Fonseca é produzida na vinícola Fernando Soares Franco. A instalação de capacidade de 6,5 milhões de litros abriga 513 tanques de vinificação, bem como prensas tradicionais que datam do início do século XX. Os vinhos produzidos aqui são engarrafados e enviados para mais de 70 países ao redor do mundo.
Referência: www.wine-searcher.com
Veja a seguir mais rótulos da vinícola José Maria da Fonseca
Para comprar no site parceiro, clique aqui