*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima
Vinho tinto francês
Volume: 750 mL
Região: Cahors
Safra: 2013
Boca: Equilibrado com boa acidez e leve persistência no final
Produtor: Vinovalie
Uvas: Malbec (70%) e Merlot (30%)
Teor alcoólico: 12%
Serviço: 16°C
Potencial de guarda: 2021
Nariz: Cereja com notas de groselha
Visual: Vermelho-rubi intenso
Tipo de fechamento: Rolha de cortiça
Harmonização: Cassoulet, estrogonofe de cogumelos, costela bovina na pressão
Gradação de 0 a 10
Doçura: 0
Tanino: 6
Acidez: 6
Frutado: 8
Breve descrição:
Este vinho é feito com 70% de Malbec e 30% de Merlot, seguindo de acordo com as regras de produção da denominação de Cahors. Ou seja, esse tinto francês combina o perfil frutado de uma uva e macio da outra.
Com 7 anos de safra, isso significa então que esse exemplar está no auge de sua complexidade.
Os vinhos Malbec são muito famosos no Brasil pelos rótulos argentinos, especialmente vindos da região de Mendoza, no entanto as primeiras vinhas de Malbec foram cultivadas no sudoeste da França, mais especificamente às margens do rio Lot, na região de Cahors.
Devido as condições geoclimáticas assim como outras características do terroir da região resultam em vinhos Malbec com toque apimentado e notável acidez.
Sobre a vinícola:
Anteriormente, Jacques Tranier, o atual presidente da Vinovalie, e um grupo de produtores do Sudoeste francês, estava de férias em 2003 perto de Saint Tropez, na Côte d’Azur, quando num bar viu o garçom servir vinho rosé em taças de conhaque com gelo.
Assim, a maioria das pessoas que pedia eram mulheres e bebiam isto do início ao final da refeição. Curioso, pediu então uma taça, mas o vinho se por um lado estava geladinho e refrescante graças ao gelo, por outro ficava aguado, diluído e sem sabor. O conceito estava ali, mas faltava o produto.
Pediu pois aos enólogos da casa que se debruçassem sobre o problema e que achassem uma solução. Enquanto isso, Jacques ficou pensando no nome e na embalagem, cores que remetessem ao verão e à Côte d’Azur que o inspirou. Praia, piscina, vinho rosé, gelo, taça grande… o brainstorming no marketing apontou a solução: Rosé Piscine.
As cores claras e o azul do mar remetendo à praia do Mediterrâneo, assim como um copo tipo de uísque foi desenvolvido para o serviço específico, nada de improvisar com a taça do conhaque. Afinal, tinha de ser servido com gelo.
Em 2004 o Rosé Piscine foi lançado na França, ainda sem a embalagem “sleeve” atual, e hoje, cerca de 1,3 milhões de garrafas são vendidas anualmente.
A uva autóctone do sudoeste da França: Negrette, com um aroma sedutor e maior concentração de açúcar, exige o consumo com gelo para se atingir o equilíbrio e torna o Rosé Piscine uma bebida charmosa e refrescante.
A Vinovalie Les Vignerons foi portanto criada em 2006 e é formada por quatro cooperativas de vinhos dentro da França: Vignerons Rabastens, Cave de Técou (Tarn), Cave de Fronton (Haute-Garonne) e Côtes D’Olt (Lot) e alguns Châteaux como o Les Bouysses.
Referência: www.vinhotecaonline.com.br
Veja a seguir mais rótulos da vinícola Vinovalie
Para comprar no site parceiro, clique aqui