Introdução
O bouquet de um vinho é o resultado de vários fatores, incluindo a variedade de uva, o estilo de vinificação e o envelhecimento. O bouquet de um vinho mudará com o tempo à medida que ele envelhece na garrafa. O bouquet também pode variar dependendo de como o vinho foi feito: vinhos envelhecidos em carvalho terão um bouquet diferente dos vinhos “sem madeira” ou “fermentados em barrica” que não foram expostos ao carvalho.
Aroma é muitas vezes confundido com bouquet
O aroma do vinho é o cheiro do líquido e pode ser descrito como frutado ou floral. Quando você sente o cheiro de um copo de vinho e ele cheira a fruta, você está experimentando seu aroma. O bouquet (francês para “nariz”) é um cheiro mais complexo que se desenvolve à medida que o vinho envelhece na garrafa. O bouquet inclui elementos como baunilha, especiarias, carvalho e fumo – todas as coisas que são adicionadas aos vinhos durante os processos de fermentação ou envelhecimento, mas que não estão presentes nos próprios sabores.
Aroma é frequentemente confundido com bouquet: O aroma de um vinho é seu cheiro enquanto o bouquet é seu cheiro mais outros aromas que se desenvolvem à medida que o vinho envelhece na garrafa
Quando você sente o cheiro de um vinho, você está experimentando seu aroma. O aroma é muitas vezes confundido com bouquet: O aroma de um vinho é seu cheiro enquanto o bouquet é seu cheiro mais outros aromas que se desenvolvem à medida que o vinho envelhece na garrafa.
A primeira impressão de um vinho é seu aroma – é o que geralmente usamos para nos informar se vamos gostar ou não de bebê-lo (ou se é algo que queremos comer com ele).
O aroma de um vinho é seu aroma: O aroma primário de um vinho depende da casta, idade e estilo de fabricação do vinho
O aroma de um vinho é o cheiro que você sente quando o cheira. Normalmente, esse é o aroma principal: o cheiro das uvas reais e de outros ingredientes usados para fazer o vinho.
O bouquet é o cheiro de um copo cheio de vinho – inclui tanto seus aromas primários como quaisquer outros aromas que se desenvolvem à medida que envelhece.
O aroma primário de um vinho depende da casta, idade e estilo de vinificação: Com vinhos envelhecidos em garrafa, quando a maioria dos componentes de sabor e textura já foram determinados pelo enólogo, entra em jogo o bouquet
O aroma primário de um vinho depende da casta, da idade e do estilo de vinificação: Com vinhos envelhecidos em garrafa, quando a maioria dos componentes de sabor e textura já foram determinados pelo enólogo, o bouquet entra em jogo.
Os aromas são extraídos das uvas através da colheita no momento certo. As uvas são então esmagadas, fermentadas, envelhecidas e misturadas antes de serem engarrafadas. Os aromas são compostos voláteis que evaporam facilmente (pense na rapidez com que as fragrâncias se dispersam em uma sala aberta após a aspersão de perfume ou colônia) para que não estejam presentes nas uvas frescas ou no suco; em vez disso, eles se desenvolvem durante o envelhecimento à medida que as reações químicas ocorrem dentro de garrafas individuais.
O aroma primário de um vinho depende da variedade, idade e estilo de vinificação: O bouquet se refere a certos componentes de sabor que vêm de uma combinação de fermentação, envelhecimento em carvalho (se apropriado), e tempo na garrafa.
No mundo do vinho, bouquet refere-se a certos componentes do sabor que vêm de uma combinação de fermentação, envelhecimento em carvalho (se apropriado), e tempo na garrafa. O aroma primário de um vinho depende da variedade, da idade e do estilo de fabricação do vinho:
Em geral, quanto mais velho o vinho (particularmente os tintos), mais complexo será seu bouquet em comparação com seu aroma.
Em geral, quanto mais velho um vinho (particularmente os tintos), mais complexo será seu bouquet em comparação com seu aroma. A forma como um vinho se desenvolve ao longo do tempo depende de vários fatores:
● A variedade de uva
● Idade e estilo de vinificação
● Aromas primários
O aroma de um vinho lhe diz o que está nele, mas não o que acontecerá com ele após alguns anos de envelhecimento.
Parte do aroma do vinho é o que se sente quando se abre a garrafa pela primeira vez. Isso é chamado de aroma primário, e vem da fermentação, do envelhecimento em carvalho e do tempo na garrafa.
Um ano de colheita pode afetar dramaticamente o bouquet de um vinho porque determina a quantidade de açúcar que sobrou nas uvas na colheita. A quantidade de açúcar determina a quantidade de álcool que pode ser produzida durante a fermentação. Quanto mais açúcar houver nas uvas antes de serem esmagadas, depois fermentadas e envelhecidas, mais forte será o sabor de seu vinho quando terminado.
Este aroma primário não será necessariamente semelhante ao que se obtém dessa mesma garrafa após alguns anos de envelhecimento, portanto não julgue muito rapidamente!
Conclusão
Em geral, quanto mais velho for um vinho, mais complexo será seu bouquet em comparação com seu aroma. Bom, agora que você sabe diferenciar bouquet de aroma, teste seus olfato com as incríveis ofertas do Center Gourmet.