*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima
Vinho tinto italiano Beni di Batasiolo Vigna Bricco di Vergne D.O.C. Dolcetto dAlba 2019
Para comprar esse vinho no site parceiro, clique aqui
Volume: 750 mL
Região: Piemonte
Safra: 2019
Boca: Fresco, boa presença, taninos macios
Produtor: Beni di Batasiolo
Uva: Dolcetto
Teor alcoólico: 14%
Serviço: 16°C
Potencial de guarda: 6 anos
Nariz: Frutas vermelhas e negras, floral, especiarias
Visual: Rubi com reflexos violáceos
Amadurecimento: 30 a 40% do vinho amadurece por 12 meses em barricas de carvalho francês
Decantação: 30 minutos
Harmonização: Bife Ancho com batata sauté, costelinha suína com risoto de alho poró, fettuccine all’Amatriciana, frango ao molho pardo, polenta cremosa ao ragu de shitake, e queijos semiduros
Breve descrição:
Bricco di Vergne, a saber, é o nome do vinhedo do qual saíram as uvas para a elaboração deste Beni di Batasiolo.
Enquanto que Alba é o nome do terroir localizado na região de Piemonte e Dolcetto é o nome da casta que compõe este rótulo, muito típica da região.
Como resultado da harmonia entre uva e terroir, temos um tinto com aroma de frutas negras e vermelhas, além de toques florais e de especiarias.
Em seguida vem um paladar fresco, com boa acidez e taninos macios, com um delicado amargor, característica típica da variedade.
Sobre a vinícola:
Fundada em 1978 com o nome de Fratelli Dogliani, no entanto, após alguns anos, passou a utilizar o nome atual, Beni di Batasiolo. No comando da vinícola estão os irmãos Dogliani, que deram início pois ao negócio quando adquiriram a histórica adega Chiola, fundada na década de 50.
Localizada na região de La Morra, a propriedade era composta por sete fazendas e vinhedos nas inegavelmente mais prestigiadas áreas do Barolo.
Ao adquirirem essa importante adega e adicioná-la às terras da família, os Dogliani tornaram-se proprietários de uma vinícola que, posteriormente, iria obter os atuais nove parques e uma área de vinha correspondentes a 140 hectares, dos quais cerca de 60 são plantados com a Nebbiolo, uva mais famosa da região.
Assim sendo, a Batasiolo também produz um excepcional vinho Barbera D’Alba a partir de suas uvas Barbera. Em contrapartida aos vinhos de sombreamento profundo feitos de Nebbiolo, Barbera tem uma cor menos intensa, taninos mais claros e uma redondeza, muitas vezes com uma agradável baunilha em seu perfume.
Por fim, a propriedade também produz Barbaresco, Barbera d’Alba, Dolcetto d’Alba, Moscato d’Asti, Cortese di Gavi e Chardonnay de Langhe.
Referência: www.enofylzwineblog.com
Veja a seguir mais rótulos da vinícola Beni di Batasiolo
Para comprar no site parceiro, clique aqui