*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima
Vinho tinto italiano
Volume: 750 mL
Região: Piemonte
Safra: 2018
Boca: Fresco, boa presença, taninos macios
Produtor: Beni di Batasiolo
Uva: Dolcetto
Teor alcoólico: 13%
Serviço: 15°C
Potencial de guarda: 5 anos
Nariz: Frutas vermelhas e negras, floral, especiarias
Visual: Rubi com reflexos violáceos
Harmonização: Filé-mignon grelhado com manteiga de ervas, frango à siciliana, costela suína assada ao forno, canelone vegetariano, pizza de lombo defumado, queijos semiduros
Breve descrição:
Bricco di Vergne, a saber, é o nome do vinhedo em que foram cultivadas as uvas para a elaboração deste Beni di Batasiolo.
Enquanto que Alba é o nome do terroir localizado na região de Piemonte e Dolcetto é o nome da uva que compõe este rótulo, muito típica da região.
Como resultado da combinação uva e terroir, temos um tinto com aroma de frutas negras e vermelhas, com toques florais e de especiarias.
A experiência de degustá-lo é complementada por um paladar fresco, com boa acidez e taninos macios, além de um delicado amargor, característica típica da variedade.
Sobre a vinícola:
Fundada em 1978 com o nome de Fratelli Dogliani, no entanto, após alguns anos, passou a utilizar o nome atual, Beni di Batasiolo. No comando da vinícola estão os irmãos Dogliani, que deram início pois ao negócio quando adquiriram a histórica adega Chiola, fundada na década de 50.
Localizada na região de La Morra, a propriedade era composta por sete fazendas e vinhedos nas inegavelmente mais prestigiadas áreas do Barolo.
Ao adquirirem essa importante adega e adicioná-la às terras da família, os Dogliani tornaram-se proprietários de uma vinícola que, posteriormente, iria obter os atuais nove parques e uma área de vinha correspondentes a 140 hectares, dos quais cerca de 60 são plantados com a Nebbiolo, uva mais famosa da região.
Assim sendo, a Batasiolo também produz um excepcional vinho Barbera D’Alba a partir de suas uvas Barbera. Em contrapartida aos vinhos de sombreamento profundo feitos de Nebbiolo, Barbera tem uma cor menos intensa, taninos mais claros e uma redondeza, muitas vezes com uma agradável baunilha em seu perfume.
Por fim, a propriedade também produz Barbaresco, Barbera d’Alba, Dolcetto d’Alba, Moscato d’Asti, Cortese di Gavi e Chardonnay de Langhe.
Referência: www.enofylzwineblog.com
Veja a seguir mais rótulos da vinícola Beni di Batasiolo
Para comprar no site parceiro, clique aqui