*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima
Vinho tinto italiano – Beni di Batasiolo D.O.C.G. Barbaresco 2017
Para comprar este vinho no site parceiro, clique aqui
Volume: 750 mL
Região: Piemonte
Safra: 2017
Boca: Encorpado, estruturado, equilibrado, frutado e com notas de especiarias, taninos presentes e maduros, acidez alta que lhe confere bom frescor, final longo, complexo e agradável
Produtor: Beni di Batasiolo
Uva: Nebbiolo
Teor alcoólico: 14%
Serviço: 16°C
Potencial de guarda: 10 anos
Nariz: Frutas vermelhas maduras, floral, especiarias, sutis notas de baunilha
Visual: Rubi intenso
Amadurecimento: Mínimo de 12 meses em barris de carvalho esloveno e tonéis de carvalho francês, mais 12 meses em tanques de aço inox
Decantação: 30 minutos
Classificação: Seco
Harmonização: Um vinho encorpado, com taninos maduros e acidez alta. Combina com pratos mais estruturados, carnes vermelhas ou de caça, em molhos vermelhos à base de tomate e em queijos mais duros. Dicas: carré de cordeiro com aligot, picanha assada, berinjela à parmegiana
Breve descrição:
A nobreza deste Beni di Batasiolo já vem pela origem, posto que vem de uma das mais célebres denominações da Itália, Barbaresco. Uma D.O.C.G. que se localiza em Piemonte, assim como tem como estrela a uva Nebbiolo, que compõe esse tinto.
Logo após a vinificação, o líquido amadureceu em diferentes barricas de carvalho, o que aumentou a complexidade aromática e gustativa do vinho.
Um tinto que expressa magistralmente a alma dos vinhos italianos através de goles complexos, potentes e de estrutura suculenta. Aliás, é um exemplar particularmente gastronômico.
Sobre a vinícola:
Fundada em 1978, com o nome de Fratelli Dogliani, no entanto em alguns anos depois passou a utilizar o nome atual, Beni di Batasiolo. No comando da vinícola estão os irmãos Dogliani, que deram início pois ao negócio quando adquiriram a histórica adega Chiola, fundada na década de 50.
Localizada na região de La Morra, a propriedade era composta por sete fazendas e vinhedos nas inegavelmente mais prestigiadas áreas de Barolo.
Ao adquirirem essa importante adega e adicioná-la às terras da família, os Dogliani tornaram-se proprietários de uma vinícola que, posteriormente, iria obter os atuais nove parques e uma área de vinha correspondentes a 140 hectares, dos quais cerca de 60 são plantados com a Nebbiolo, uva mais famosa da região.
Assim sendo, a Batasiolo também produz um excepcional vinho Barbera D’Alba a partir de suas uvas Barbera. Em contrapartida aos vinhos de sombreamento profundo feitos de Nebbiolo, Barbera tem uma cor menos intensa, taninos mais claros e uma redondeza, muitas vezes com uma agradável baunilha em seu perfume.
Por fim, a propriedade também produz Barbaresco, Barbera d’Alba, Dolcetto d’Alba, Moscato d’Asti, Cortese di Gavi e Chardonnay de Langhe.
Referência: www.enofylzwineblog.com
Veja a seguir mais rótulos da vinícola Beni di Batasiolo
Para comprar no site parceiro, clique aqui