As regiões mais famosas pela produção de vinho

As regiões mais famosas pela produção de vinho

O vinho é uma das bebidas mais conhecidas em todo o mundo, além de ser uma das mais ecléticas. Afinal, de acordo com o tipo, é possível harmonizá-lo com praticamente todos os pratos, sejam eles doces ou salgados. Mas você sabe quais são as regiões mais famosas do mundo pela produção vinícola? Algumas delas são conhecidas, mas outras provavelmente vão causar surpresa.

Europa

França não é a maior produtora de vinhos do mundo (em volume), mas certamente é o primeiro país que vêm à mente quando se fala da bebida. Três regiões se destacam: Bordeuax, no sudoeste francês, produz os melhores vinhos finos no planeta; Borgonha (região central) possui os famosos Pinot Noir e a Chardonnay; e em Champagne, no lado leste do país, é produzido o famoso espumante que leva seu nome.

Quem ocupa o lugar mais alto na produção de vinhos é a Itália. O país, aliás, possui uma tradição vinícola forte, já que a bebida é consumida por lá há pelo menos 3 mil anos. Os destaques são as regiões de Toscana, na parte central, onde se produz a uva Sangiovese, e Piemonte, localizada no norte italiano, com suas uvas Nebbiolo.

O terceiro lugar também fica em território europeu. A Espanha conta com a maior área de cultivo em vinhedos do mundo e possui alguns dos vinhos mais tradicionais. O destaque fica para a região de Rioja, na porção sul do país, que produz a famosa uva Tempranillo.

Outro país mundialmente famoso pelo seu vinho é Portugal. Aliás, é no país onde é fabricado o famoso tipo Porto, uma bebida mais forte que contém a adição de bebida destilada. As regiões de Alentejo (sul) e Douro (centro) são produtoras daqueles que são considerados os melhores exemplares portugueses.

América

Dois países do lado sul se destacam na produção de vinhos. O primeiro é o Chile, que possui clima e solo ideais para o cultivo de uvas de qualidade, principalmente Merlot, Carménère, Chardonnay e Cabernet Sauvignon. Boa parte da produção chilena é exportada para o Brasil.

A Argentina é a outra produtora de destaque na América do Sul. Situado entre os dez maiores produtores de vinho, o país vizinho concentra a maior parte de sua produção de uvas na região de Mendonza, ao lado da Cordilheira dos Andes. A qualidade dos vinhos é bastante apreciada pelos brasileiros.

Já no lado norte do continente, os Estados Unidos se destacam com o cultivo de diferentes uvas de qualidade, principalmente Cabernet Sauvignon e Chardonnay. O estado da Califórnia, no oeste norte-americano, concentra 90% de toda a produção no país. Mas outros estados também têm fabricado rótulos interessantes, como Washington, Nova Jersey, Michigan e Texas.

África

África do Sul é o principal produtor de vinhos no continente, com uma tradição de mais de 300 anos. Especialistas afirmam que a bebida produzida no país tem uma mistura das tradições europeias com o estilo da América – uma combinação entre o velho e o novo mundo. O resultado é a produção de vinhos brancos de qualidade, além do cultivo da famosa uva Pinotage, variedade criada em solo sul-africano a partir da combinação entre Pinot Noir e Cinsault.

Ofertas Relacionadas

Rolar para cima