Alto De La Ballena Reserva Tannat - Viognier 2016
*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima
Vinho tinto uruguaio
Volume: 750 mL
Região: Maldonado
Safra: 2016
Boca: Encorpado, com taninos bem presentes, acidez equilibrada e final persistente
Produtor: Alto De La Ballena
Uvas: Tannat e Viognier
Teor alcoólico: 14,5%
Serviço: 16° – 18°C
Potencial de guarda: 2024
Nariz: Aroma preta, mirtilo, flores e um toque de baunilha
Visual: Rubi intenso com tons de púrpura
Amadurecimento: 9 meses em barricas de carvalho americano
Tipo de fechamento: Rolha
Harmonização: T-bone com alecrim, picanha assada com sal grosso e queijo Grana Padano
Gradação de 0 a 10
Doçura: 0
Tanino: 10
Acidez: 8
Frutado: 6
Breve descrição:
Este Alto De La Ballena Reserva é sem dúvida um vinho cheio de peculiaridades e requinte. Para começar temos um tinto que é uma mistura da uva tinta emblemática do Uruguai Tannat com a aromática casta branca Viognier, sendo assim uma uma combinação de opostos muito atraente.
Como resultado temos os taninos intensos da Tannat com os aromas elegantes da Viognier. Ademais, com os 9 meses de estágio em barricas de carvalho, esse exemplar se torna ainda mais completo, exalando em taça aromas de frutas negras, notas florais e toques de baunilha.
Sobre a vinícola:
A vinícola Alto de la Ballena de Paula e Alvaro pode parecer modesta do lado de fora, mas este projeto boutique foi um pioneiro no Uruguai.
Primeiramente, em 2000, Paula e Álvaro pediram demissão na cidade e compraram 20 hectares de terras a poucos quilômetros do mar.
Embora sempre tenham sido grandes amantes do vinho, não tinham experiência em fazê-lo antes, mas passaram os últimos dois anos pesquisando diferentes terroirs no Uruguai antes de comprar esta terra virgem.
No início, eles foram vistos como ‘loco’ para plantar em solos tão pobres com um clima marítimo muito mais fresco, e que, de fato, não estava produzindo nenhum outro vinho na época.
Dentro de alguns anos, no entanto, as pessoas começaram a despertar para a qualidade de Maldonado e hoje é a região vinícola mais promissora do Uruguai.
A vinícola hoje tem capacidade para produzir 50.000 garrafas de vinho por ano, embora sua produção anual dependa da safra. A adega fica no sopé da encosta e aposta na produção de vinho sustentável.
Referência: www.southamericawineguide.com
Veja a seguir mais rótulos da vinícola Alto De La Ballena
Para comprar no site parceiro, clique aqui