*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima
Vinho branco chileno
Volume: 750 mL
Região: Valle de Leyda
Safra: 2018
Boca: Persistente, refrescante, saboroso e crocante, com toques de menta e frutas cítricas
Produtor: Haras de Pirque
Uva: Sauvignon Blanc
Teor alcoólico: 12,5%
Serviço: 9°C
Potencial de guarda: 2022
Nariz: Intenso, com notas de frutas cítricas e toques herbáceos
Visual: Amarelho-palha delicado com reflexos esverdeados
Tipo de fechamento: Rolha de cortiça
Harmonização: Caldeirada de mariscos, risoto de camarão, peixe assado com legumes, saladas
Premiações/Pontuações: 93 pontos pelo Descorchados 2019; 90 pontos pelo “Chile 2019 Special Report” por Tim Atkin
Gradação de 0 a 10
Doçura: 0
Tanino: 0
Acidez: 6
Frutado: 8
Breve descrição:
Apesar de ser localiza em Pirque — uma das áreas mais prestigiadas do Valle del Maipo e que fica na região central do Chile — a vinícola Haras de Pirque usou o Valle de Leyda para cultivar uvas Sauvignon Blanc que compõem este Albaclara.
Aliás, este nome é uma referência direta à encantadora alvorada que se vê sobre os vinhedos do produtor. Um vinho, enfim, digno da grande aclamação da crítica especializada, entregando goles persistentes, refrescantes, saborosos e com uma acidez vibrante.
Já em taça, espere sentir aromas de frutas cítricas com toques herbáceos.
Sobre a vinícola:
Haras de Pirque é uma vinícola chilena localizada no Vale do Alto Maipo, conhecida principalmente por seus vinhos tintos de Cabernet Sauvignon e Carmenère.
A propriedade foi fundada primeiramente como haras e estábulo de corridas de cavalos em 1892, uma função que continua até hoje ao lado da viticultura.
A operação de vinificação foi fundada em 1991 por Eduardo Matte, com a família Antinori então se tornando 50 por cento dos acionistas em 2004, depois de colaborar no blend Albis Cabernet-Carmenère em 2002.
Todos os vinhos são feitos de frutas cultivadas na propriedade e, sendo assim, os vinhedos foram plantados em 1992, estendendo-se por cerca de 120 hectares. As plantações são principalmente as uvas tintas acima mencionadas mais alguns Cabernet Franc e Syrah, e para vinhos brancos, Chardonnay e Sauvignon Blanc.
Certificados como orgânicos desde a safra de 2013 e, além disso, as videiras são plantadas em suas próprias raízes e as uvas são colhidas manualmente.
A adega única foi construída em 1999. É projetada em forma de ferradura, com seções subindo em degraus na encosta para assim permitir o fluxo de suco e vinho alimentado pela gravidade.
Os vinhos são fermentados em barricas e envelhecidos em carvalho francês. O processo de vinificação é supervisionado pelo famoso consultor italiano Renzo Cotarella.
Referência: www.wine-searcher.com
Para comprar no site parceiro, clique aqui