Quem gosta de um bom vinho sabe do sabor e da satisfação que essa bebida milenar traz para o bem-estar. Sobretudo, é preciso também conhecer outro ponto que mostra a importância de sua ingestão: a relação entre consumir vinho e sua saúde! Diversos estudos e pesquisas são direcionadas nesse sentido, apontando vários benefícios para o organismo.
Mas, efetivamente, como se dá essa relação? Hoje iremos abordar exatamente isso: como o vinho impacta diretamente na sua saúde. Assim, ao ter a possibilidade de ingestão da bebida, você não estará apenas consumido algo para o bem-estar – e sim uma riquíssima fonte de benefícios para os vários sistemas do corpo. Acompanhe.
O vinho e a proteção imunológica
A primeira grande vantagem ao ingerir a bebida é o fortalecimento do sistema imunológico. Ele ajuda a combater microrganismos, como diversas bactérias, que afetam nosso organismo e podem nos trazer doenças. Também, ajuda em problemas internos dos órgãos.
Infecções e até mesmo o câncer tem uma chance de risco consideravelmente reduzida quando a pessoa toma vinho. Diferente de outras bebidas do gênero, ele não compromete as funções autoimunes, tornando-se indispensável para ter uma vida saudável.
Doenças ‘modernas’? Tome vinho
O acidente vascular cerebral (AVC) e os problemas cardiovasculares são um mau no mundo moderno, devido a sua escalada do número de casos. Má alimentação, sedentarismo e hábitos irregulares – como tabagismo e excesso de álcool – contribuem nesse sentido.
E é aí que o vinho entra novamente como uma ótima opção para evitar esse tipo de doença. Nesse caso podemos citar que a produção do colesterol bom em detrimento do mau no nosso organismo, quando ingerimos a bebida, é fator responsável pela proteção das doenças modernas.
A saúde psicológica e mental
Nosso cérebro é responsável pela regulação de muita coisa dentro do nosso corpo. Os aspectos psicológicos, relacionado a hormônios e o mental, ligado a manutenção das células neurais, são dois pontos que devem ser mantidos nas melhores condições com… vinho.
Isso mesmo: a bebida é um relaxante natural, além de contribuir com o controle emocional. Melhora no raciocínio, proteção contra doenças degenerativas da terceira idade, principalmente voltadas a memória.
Outros benefícios do vinho
Vale destacar uma série de outros benefícios que tornam a bebida indispensável no seu cardápio: impede a degeneração das artérias (ajudando, por exemplo, nas varizes), contribui para desintoxicar o organismo e dá ‘qualidade’ ao sangue.
Para as mulheres, aumenta a capacidade de fluxo sanguíneo em regiões do útero, o que pode ajudar quem tem problemas para engravidar; além delas terem um apetite sexual mais aguçado, pelo mesmo fator descrito anteriormente.
Dicas para potencializar essa relação
Se você quer ver efetivamente a relação entre vinho e saúde, então ficam duas dicas preciosas: o consumo deve ser moderado, intercalando uma taça (mulheres) e duas (homens) diárias, sempre respeitando o que o organismo pode absorver.
Por fim, os exercícios físicos regulares ajudam a potencializar os efeitos – e evitam que os níveis glicêmicos causados por conta do açúcar presente no vinho não atinjam picos altos. Não à toa, a bebida é uma recomendação de especialistas para melhorar a performance de atividades físicas.
Acompanhe o nosso Blog e continue lendo informações valiosas sobre vinho e a boa mesa, assim como fique a par de excelentes promoções publicadas aqui e nas nossas redes sociais