*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima
Vinho tinto francês – Château Fonréaud Listrac-Médoc AOC 2012
Para comprar esse vinho no site parceiro, clique aqui
Volume: 750 mL
Região: AOC Listrac-Médoc (Bordeaux)
Safra: 2012
Boca: Taninos firmes, encorpado, potente, cheio em boca
Produtor: Vignobles Chanfreau – Château Fonréaud
Uvas: Cabernet Sauvignon (52%), Merlot (44%) e Petit Verdot (4%)
Teor alcoólico: 13%
Serviço: 16° – 18°C
Potencial de guarda: Até 15 anos
Nariz: Frutas vermelhas maduras, notas florais e de especiarias
Visual: Vermelho-rubi profundo e intenso
Solo: Argila e calcário
Amadurecimento: 16 meses, sendo 30% em barricas novas
Harmonização: Carré de cordeiro, costela de boi, queijos
Premiações/Pontuações: 90 pontos pela revista Wine Enthusiast, 90 pontos pelo crítico Neal Martin, 16/20 pontos pela revista Wine Spectator, 16 pontos pela crítica Jancis Robinson
Breve descrição:
Fonréaud significa “Fonte Real”. De acordo com uma lenda, no século XII o rei da Inglaterra e os maridos de Leonor de Aquitânia pararam para beber água em uma fonte desse Médoc, daí o nome.
E este Château Fonréaud, muito aclamado pela crítica especializada mundo afora, foi agraciado pela safra atípica de 2012.
Nesse ano a florada ocorreu sob condições climáticas variadas, o que resultou em um atraso e heterogeneidade de maturidade em algumas parcelas. A primavera e o verão com climas contrastantes exigirem maior vigilância da vinha. Um final de verão ensolarado, um início seco de outono antes de um período de chuvas.
O mês de outubro foi ameno, o que contribuiu para o sucesso do amadurecimento das uvas. Como resultado, temos este tinto com taninos firmes e sedosos, perfeito para acompanhar carnes grelhadas.
Sobre a vinícola:
Enquanto permanecem fiéis ao espírito de família e ao know-how que conquistaram sua reputação, os castelos de Fonréaud e Lestage, carro-chefe da família da denominação Listrac-Médoc, estão vivendo um ano rico em desenvolvimento.
Chegada da família de quarta geração, às propriedades, grandes obras, lançamento do cuvée branco do Château Lestage, e por fim a abertura ao enoturismo. Assim, alguns anos estão escritos nos anais à escala de um vinhedo.
E as safras 2016-2017 estão entre as excepcionais da família Chanfreau, que está à frente dos castelos de Fusréaud e Lestage. A saber, são duas propriedades de cerca de 50 hectares cada uma, que se localizam à beira da estrada que leva de Bordeaux a Listrac -Médoc.
Os dois filhos de de Marie-Hélène e Jean Chanfreau, Guillaume, e Loïc,, continuam então a escrever a história da família iniciada em Listrac em 1963. Ambos engenheiros das artes e ofícios por formação, fizeram sua entrada nas propriedades no início do ano letivo de 2016, ao lado de seus pais e da tia Caroline.
Uma entrega suave, a fim de “preservar essas propriedades familiares e criar continuidade”, explica Jean Chanfreau. Os dois irmãos fazem cada um a sua parte: Guillaume está mais envolvido na parte técnica e Loïc no desenvolvimento comercial.
Assim como se tem esse desenvolvimento familiar, a ferramenta técnica também está sendo renovada. Nos antigos edifícios renovados do Château Lestage, foi inaugurada uma nova adega para a colheita de 2016.
“Combinando dessa forma desempenho e estética”, com seus tanques de aço inoxidável polido e seu interior sóbrio, permite um gerenciamento mais preciso da produção.
Na terra dos tintos, o branco no entanto é uma das especificidades históricas das vinhas de Chanfreau, com videiras brancas presentes nas duas propriedades desde o início do século XIX e desapareceu devido aos caprichos do clima.
Assim sendo, essa tradição foi atualizada em 1988 com a criação do cuvée branco do Château Fonréaud “Le Cygne”, uma mistura de 65% Sauvignon, 20% Sémillon, 15% Muscadelle produzido em cerca de 20.000 garrafas.
Seguindo o exemplo de Lestage, a safra de 2017 do Fonréaud também será produzida em uma cuba com uma nova face, “mais aberta, com mais profundidade, equipada com dez novos tanques de aço inoxidável, para um ganho de funcionalidade” explica Jean Chanfreau.
Esses desenvolvimentos que levam à viticultura de precisão são agravados por uma preocupação ambiental onipresente de longa data, coroada em 2015 pela obtenção da certificação “Terra Vitis”, uma referência em termos de viticultura sustentável.
Essa nova face de sua herança familiar, os Chanfreaux, desejam torná-la amplamente descoberta. Porque, como Loïc Chanfreau afirma, “estamos começando a ser uma marca, e essa marca deve ser trazida à vida”.
Sendo assim, para ter sucesso nessa missão, o jovem está convencido disso: “nada como estar em contato com os clientes”.
E isso, continuando a se comunicar com os profissionais (especialmente durante frutas e legumes, e através de a União de Grands Crus da qual Château Fonréaud é membro), mas também aumentando a visibilidade com o público em geral, a presença em feiras e virtualmente através de redes sociais (Facebook, Instagram).
Outro forte eixo de desenvolvimento é a abertura ao enoturismo, que deve aumentar.
Desde este ano de 2017, são oferecidos, além de visitas de degustação a cada uma das propriedades (sem compromisso, por 5 euros) e visitas de “arquitetura” às duas áreas (8 euros), uma oferta combinada de degustação de vinhos Fonréaud e Lestage vendida online via Bordeaux Wine Trip (12 euros).
Ao concentrar seus esforços no turismo, os Chanfreaux têm, em particular, o desejo de aumentar as vendas diretas à propriedade. E este é apenas o começo.
Enfim, na linha de visão a longo prazo, um desenvolvimento ainda maior da oferta do enoturismo, bem como da parte receptiva, principalmente graças à montagem de uma loja em Fonréaud, bem como às salas de seminários e recepções em Lestage.
Referências: www.tasted4you.be, www.terredevins.com
Veja a seguir mais rótulos da vinícola Vignobles Chanfreau
Para comprar no site parceiro, clique aqui