*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima
Vinho tinto francês
Volume: 750 mL
Região: Coteaux Bourguignons (Borgonha)
Safra: 2019
Boca: Frutado, leve e final refrescante
Produtor: Louis Chevallier
Uva: Gamay
Teor alcoólico: 13%
Serviço: 14°C
Potencial de guarda: 4 anos
Nariz: Intensos aromas de frutas vermelhas e uma pitada de baunilha
Visual: Rubi brilhante
Harmonização: Salmão grelhado, espaguete com almôndegas, lasanha de berinjela, salada caeser de frango, vegetais assados
Breve descrição:
Este Louis Chevallier é elaborado em Coteaux Bourguignons, ou seja, uma famosa apelação de Borgonha. E desse modo nos traz uma única estrela na sua composição: a casta Gamay, nativa do local de origem desse vinho.
Um vinho que portanto esbanja sabor, com notas de fruta, leveza no paladar e taninos macios, características que realmente conquistam.
Sobre a vinícola:
Na Louis Chevallier, o terroir certamente reina supremo. Com vinhedos situados nas parcelas Premier Cru e Grand Cru, bem como nas parcelas Village e Beauujolais Cru, o terroir de Louis Chevallier é um dos mais invejados em toda a Borgonha e até mesmo no mundo.
Batizada com o nome de seu fundador, o grande diplomata e ex-prefeito de Puligny Louis Chevallier, que foi reconhecido em particular por sua participação na venda da Louisiana para os Estados Unidos, a Maison foi anteriormente criada pela família Chevallier há mais de 200 anos.
Hoje, a propriedade continua a produzir vinhos finos, tanto de seus próprios vinhedos quanto de uvas adquiridas de uma rede de produtores da região.
O enólogo Bruno Larmonica é tanto um produto do terroir da Borgonha quanto a fruta superior com que trabalha. Bruno nasceu na bela Nuits-Saint-Georges, uma pequena assim como harmoniosa capital vinícola que pertencia à arquidiocese de Langres.
Quando criança, Bruno amava especialmente as colinas circundantes da aldeia, que então ofereciam a melhor vista das plantas suculentas. Logo depois, passou a dedicar seus verões à cultura da videira e o outono à época da colheita.
Em seguida, aos 16 anos, Bruno percebeu que sua cidade natal, Nuits-Saint-Georges, era sua zona de conforto e que passaria toda a sua vida neste adorável vilarejo. Ele decerto já sabia na época que tudo o que ele empreender estaria vinculado à Pinot Noir.
Tornou-se viticultor aprendiz na propriedade Chauvenet, onde, vindima após vindima, aprendeu dessa forma a obter a melhor expressão do terrior. Bruno finalmente entendeu que o lugar mais adequado para ele era a adega, pois queríamos ficar longe da agitação do mundo.
Ela aperfeiçoou as técnicas de vinificação usando o equilíbrio certo de barris de carvalho feitos com árvores da floresta de Cîteaux, mas também selecionando várias fontes de outras regiões francesas.
Apaixonado por sua cidade natal, ele conhece de cor cada parcela deste lendário vinhedo que, por fim, o viu se tornar um grande enólogo.
Referência: www.wine.com
Veja a seguir mais rótulos da vinícola Louis Chevallier
Para comprar no site parceiro, clique aqui