Vinho tinto francês
Volume: 750 mL
Região: Bordeaux
Safra: 2017
Boca: Corpo médio, com caráter de groselha e chocolate, taninos redondos, final rico e saboroso
Produtor: Château Talbot – Grupo Castel
Uvas: Cabernet Sauvignon e Merlot
Teor alcoólico: 13,5%
Serviço: 13°C
Potencial de guarda: 2025
Nariz: Notas de cereja preta, ameixa, lavanda, especiarias e baunilha
Visual: Vermelho-granada profundo
Amadurecimento: 15 meses em barris de carvalho
Tipo de fechamento: Rolha de cortiça
Harmonização: Costela de porco assada, leitão ensopado, abobrinhas recheadas, queijos maduros
Premiações/Pontuações: 92 pontos pelo crítico James Suckling, 90 pontos pela revista Wine Spectator, 90 pontos pelo portal Vinous – Antonio Galloni, 91 pontos pela revista Wine Enthusiast
Gradação de 0 a 10
Doçura: 0
Tanino: 8
Acidez: 6
Frutado: 6
Breve descrição:
Este Connétable de Talbot sem dúvida reflete toda a tipicidade de Saint-Julien, sendo resultado de uma safra que passou por certos desafios, entre ele as geadas ocorridas no final de abril de 2017.
As uvas Cabernet Sauvignon e Merlot, que compõem esse Bordeaux, foram oriundas de um vinhedo excepcional, e além disso a elaboração desse vinho contou com os cuidados de uma equipe excepcional, extraindo o melhor da safra, mesmo com os seus altos e baixos.
Como resultado temos um tinto aclamado pela crítica especializada, e que deve atingir o seu ápice em 2025.
Sobre a vinícola:
O Château Talbot é uma propriedade da denominação Saint-Julien do Médoc, e então classificado como um quarto crescimento na Classificação de 1855 de Bordeaux.
O Grand vin com dominante no Cabernet Sauvignon, que representa cerca de 50 a 60 por cento da produção total, é conhecido por seus aromas picantes e textura sedosa quando jovem, mas também elogiado por sua capacidade consistente de envelhecer bem.
O castelo está localizado no centro da zona de vinhedos cru classé, no interior das propriedades de Léoville – o vinhedo de 107 hectares se estende, a saber, para o norte até a fronteira com Pauillac.
Da mesma forma como acontece com outras propriedades importantes no Médoc, a vinha está situada nas margens do estuário do Gironde em depósitos de cascalho aluvial no topo de calcário rico em fósseis.
Todos, exceto 5 hectares, são plantados com variedades vermelhas – 66% para Cabernet Sauvignon, que em seguida possui 26% em Merlot e 8% para Petit Verdot.
As uvas são vinificadas em mistura de cubas de madeira e inox, e logo depois, o Château Talbot envelhece cerca de 14 meses em barricas de carvalho, das quais cerca de metade são novas.
O château leva o nome de Connétable Talbot, um soldado inglês e governador da Guyenne que foi derrotado na batalha pelos franceses em Castillon em 1453. Posteriormente, durante o último século, foi propriedade de membros da família Cordier, uma das mais notáveis sobrenomes no vinho de Bordeaux.
Um segundo vinho, Connétable Talbot, existe desde uma mudança para uma seleção mais rigorosa na década de 1960, enquanto o Seigneur de Talbot é um parente próximo do Connétable, especificamente voltado para o mercado chinês. Caillou Blanc é um branco feito principalmente com Sauvignon Blanc com uma pitada de Semillon.
Referência: https://www.wine-searcher.com
Para comprar no site parceiro, clique aqui