*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima
Vinho tinto francês
Volume: 750 mL
Região: Vale do Rhône
Safra: 2016
Boca: Macio, com taninos em equilíbrio com acidez e final longo e prazeroso
Produtor: Cellier des Dauphins
Uvas: Grenache, Syrah e Carignan
Teor alcoólico: 12%
Serviço: 16°C
Potencial de guarda: 2021
Nariz: Frutas vermelhas como morango e framboesa
Visual: Vermelho-rubi profundo
Tipo de fechamento: Rolha de cortiça
Harmonização: Espaguete ao molho branco, carnes vermelhas em geral
Gradação de 0 a 10
Doçura: 0
Tanino: 6
Acidez: 6
Frutado: 6
Breve descrição:
Bordeaux pode ser a região vitivinícola mais famosa da França, mas Vale do Rhône vem chamando cada vez mais a atenção dos críticos de vinho.
A região vem produzindo rótulos excepcionais e notáveis, e este Domaine de La Chênaie é prova disso.
Equilibrado, macio e com um final longo e prazeroso, é um tinto enfim que merece ter um lugar especial na sua adega.
Sobre a vinícola:
Cellier des Dauphins é decerto o maior produtor de vinhos da Côtes du Rhône, responsável por cerca de 30% de toda a produção. Foi criada em 1965, no momento em que seis vinícolas cooperativas da região de Drôme decidiram combinar operações.
Posteriormente, mais sete cooperativas se juntaram e hoje são treze cooperativas membros localizadas na zona Côtes du Rhône, na terra ao norte de Orange e Châteauneuf-du-Pape, de Saint-Pantaléon-les-Vignes a Sérignan du Comtat. Essas cooperativas reúnem mais de 3000 viticultores individuais, com mais de 18.000 hectares de vinhedos.
Os vinhos são feitos em cada uma das adegas, depois engarrafados e armazenados na sede em Tulette, perto de Visan. A Cellier des Dauphins produz cerca de 90 milhões de litros de vinho por ano, em formatos regulares e de pequenas garrafas, assim como é um dos principais players na categoria “bag-in-box” (sacola na caixa).
O extenso portfólio da Cellier des Dauphin baseia-se dessa forma em vários vinhos tintos, brancos e rosados da Côtes du Rhône e Côtes du Rhône Villages.
Do mesmo modo produz quantidades menores de vinhos de denominações como Vinsobres e Châteauneuf-du-Pape, além de vinhos IGP e Vins de France, produzidos em parceria com produtores de outras regiões.
A saber, muitas das vinhas estão localizadas em terras pertencentes ao Dauphin (título de filho do rei francês, até 1830). O grupo também é conhecido como Union des Vignerons des Côtes du Rhône (UVCDR).
Veja a seguir mais rótulos da vinícola Cellier des Dauphins
Para comprar no site parceiro, clique aqui