*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima
Vinho branco espanhol – Pionero DO Rías Baixas Albariño 2020
Para comprar esse vinho no site parceiro, clique aqui
Volume: 750 mL
Região: Rías Baixas
Safra: 2020
Boca: Corpo de leve para médio, frutado com toques mineral, acidez vibrante que lhe confere bom frescor, final longo
Produtor: Viña Almirante
Uva: Albariño
Teor alcoólico: 13%
Serviço: 8°C
Potencial de guarda: 5 anos
Nariz: Frutas brancas como pera, pêssego, frutas cítricas, vegetal, toques mineral
Visual: Amarelo com reflexos esverdeados
Amadurecimento: 4 meses em tanques de aço inox
Classificação: Seco
Harmonização: Aposte em pratos mais elaborados, como carnes brancas, molhos à base de azeite, manteiga, ervas verdes frescas, queijos cremosos. Dicas: salmão com molho de maracujá, peru recheado com farofa de abacaxi, bacalhoada, empadão de palmito
Breve descrição:
O DO Rías Baixas Albariño é um vinho branco elaborado com a uva Albariño na denominação Rías Baixas, localizado no nordeste da Espanha, na região da Galiza.
Quase 100% dos vinhos elaborados nesta região são brancos, e a uva emblemática da região é o Albariño, que produz vinhos brancos autênticos.
Sobre a vinícola:
José Estevez, o dinâmico fundador da Viña Almirante, não começou a vida como “viñero”, embora estivesse em seu sangue. A história da Viña Almirante começa com o avô de José, dono de uma fazenda em Cuba que foi roubada por Castro após a revolução.
O avô e o filho fugiram para a Espanha na década de 1960, deixando para trás o tio de José, que não conseguiu sair e logo desapareceu.
José cresceu nas Rías Baixas e apesar de trabalhar como advogado trabalhista, sempre amou a fazenda e foi um enólogo caseiro muito talentoso durante anos. Tão talentoso que as pessoas diziam para ele fazer disso sua vocação em tempo integral.
Em 2002, quando uma bela vinha numa encosta, propriedade de 2 irmãs solteironas, foi colocada à venda, encontrou um sócio e comprou-a.
Esta foi a realização de seu sonho, voltar para as terras roubadas de sua família. Ele disse que foi um momento assustador mergulhar neste novo empreendimento, mas se sentiu impulsionado pela história de sua família, seu sonho e seu amor pela terra; chame isso de destino.
Ele agora possui 35 hectares de vinha, tudo nas encostas. A colheita é manual. O Albariño cresce em pequenos cachos, tradicionalmente no sistema de parada (pergola) de alta treliça para manter as uvas longe do solo úmido nesta região marítima. José hoje está no auge da sua produtividade, produzindo cerca de 7500 caixas por ano.
Referência: www.globalselect-wines.com
Veja a seguir mais rótulos da vinícola Viña Almirante
Para comprar no site parceiro, clique aqui