A temperatura do vinho é uma das dúvidas mais frequentes sobre essa apreciada bebida. De um modo geral, existem variedades de vinhos que devem ser servidas em temperaturas mais frias do que outras. Não se trata apenas de etiqueta ou rigor. Afinal, o paladar é algo bem particular. No entanto, você deve saber que o aroma da bebida se altera conforme a temperatura à qual ela for submetida.
Mas qual seria a transformação da temperatura sobre o sabor de um vinho? Continue a leitura para descobrir a resposta, além de conhecer algumas formas práticas de resfriar a bebida!
Por que a temperatura do vinho altera o aroma da bebida?
Porque, em primeiro lugar, as propriedades aromáticas dos vinhos exibem um elevado grau de suscetibilidade perante altas temperaturas. Basicamente, a temperatura ideal não depende só da vertente do vinho. A variedade da uva utilizada no processo de preparação também deve ser levada em consideração. Cada espécie reage de uma forma ao calor.
Quais são os tipos de uva?
Há cerca de 3 mil espécies de diferentes tipos de uva cultivadas para o preparo de vinhos. Portanto, é bem difícil conhecer as características de todas elas. De qualquer modo, essas uvas possuem aspectos comuns entre si. Isso possibilita o agrupamento delas entre as uvas tintas e brancas.
Naturalmente, cada espécie interfere na temperatura do vinho mais apropriada à degustação e harmonização com determinados pratos.
A partir dessa primeira separação, surgem as famosas classificações (encontradas nos rótulos):
- merlot;
- riesling;
- cabernet sauvignon;
- chardonnay;
- sauvignon blanc;
- tannat;
Qual é a temperatura ideal para cada tipo de vinho?
Uma vez que as uvas sejam selecionadas, é possível obter os seguintes vinhos:
- tintos;
- espumantes;
- rosés;
- brancos.
Vinhos tintos
Os vinhos tintos costumam ser servidos em temperatura ambiente. O problema é que essa medida tem o continente europeu como referência. Então nós estamos falando de uma temperatura na casa dos 17º aproximadamente. Em se tratando de vinhos mais jovens, a temperatura mínima pode ser de 15º. Ela aumenta proporcionalmente ao nível de concentração e densidade da bebida.
Vinhos espumantes, brancos e rosés
A temperatura das versões espumantes pode variar entre 5º e 8º C. Enquanto isso, os vinhos brancos podem ser servidos em uma temperatura de 2º acima (10º). Já no caso dos vinhos rosés, a temperatura de 12º C é a mais recomendada.
A temperatura mais alta indicada não deve ultrapassar os 18º C — aplicável aos vinhos tintos. Essa é uma temperatura atípica na maior parte do território brasileiro. Logo, quase sempre será necessário resfriar a bebida.
Para isso, você tem algumas alternativas à disposição. Se o intuito for facilitar o processo ao máximo, é aconselhável o uso de uma adega climatizada. A maioria das pessoas costuma configurá-la em uma temperatura de 16º. Mas se atente aos vinhos que levam uvas brancas, pois o ideal é que eles sejam mais resfriados.
Caso você receba uma visita inesperada para o jantar e queira servir um vinho branco ou espumante, há uma solução. Basta usar um balde com gelo e um pouco de álcool. Geralmente, 10 minutos devem ser suficientes para deixar a bebida na temperatura desejada. Ao usar a geladeira, seriam necessárias cerca de 2 horas para que a temperatura do vinho branco seja a ideal.
Agora que você conhece bem a temperatura de cada tipo de vinho, continue atento a novas informações e dicas sobre vinhos, além de ofertas com descontos!