*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima
Vinho tinto chileno – Cruz Andina Reserva Pinot Noir Orgânico 2019
Para comprar esse vinho no site parceiro, clique aqui
Volume: 750 mL
Região: Valle de Casablanca
Safra: 2019
Boca: Um vinho bem integrado com taninos suaves e redondos. Delicado, com paladar sedoso, acidez agradável e refrescante
Produtor: Veramonte
Uva: Pinot Noir
Teor alcoólico: 14%
Serviço: 14°C
Potencial de guarda: 5 anos
Nariz: Expressiva notas de frutas vermelhas frescas e sutis notas de especiarias
Visual: Rubi
Amadurecimento: 8 meses em barril neutro
Classificação: Seco
Harmonização: A Pinot Noir origina vinhos mais leves, portanto harmonize-o com receitas de textura delicada e pouco aromáticas, para não sobrepor o vinho. Dicas: risoto de cogumelos, carpaccio de carne, queijo brie com geleia de frutas vermelhas. Por ter taninos mais suaves, evite carnes muito fibrosas e gordurosas
Breve descrição:
Vinhos orgânicos sempre trazem um sabor especial. Esse tinto, elaborado com uvas cultivadas sob práticas orgânicas, é produzido no Valle de Casablanca, uma região chilena com clima mais frio, próxima do litoral.
O rótulo traz a expressão da elegância e delicadeza da Pinot Noir, a famosa variedade de uva francesa. Neste Cruz Andina Reserva Pinot Noir, a delicada uva confere grande exuberância em notas de frutas vermelhas frescas, frescor e sedosidade ao paladar.
Sobre a vinícola:
A vinha em Veramonte é a maior vinha contígua do Chile, já que estende-se por mais de 350 hectares na área de cultivo principal do Vale do Casablanca, no Chile. Em 1990, Agustin Huneeus escolheu este local para Veramonte, reconhecendo então que os microclimas e solos deste belo vale são semelhantes às prestigiadas regiões vinícolas da Califórnia, Napa Valley e Carneros.
O Veramonte Vineyard Manager utiliza os mais recentes avanços na tecnologia vitícola a fim de produzir frutos da mais alta qualidade possível. Ele gerencia cuidadosamente os rendimentos, eliminando a colheita, controlando a irrigação e experimentando diferentes técnicas de poda com a finalidade de maximizar a maturidade e a maturação das uvas.
Portanto, ele limita a produção de 5 a 7 toneladas por hectare para colher uvas de alta qualidade com sabor, definição e concentração intensos.
Veramonte foi introduzido pela primeira vez em 1996 e, desde então, recebeu elogios da crítica internacional pelos Chardonnay, Merlot, Cabernet Sauvignon, Sauvignon Blanc e Primus, um rico e picante proprietário vermelho, misturado com Carménère (uma bela variedade de Bordeaux, agora praticamente exclusiva do Chile), e Cabernet Sauvignon.
A vinícola de Veramonte é uma instalação de fato moderna de vinificação, projetada por um dos principais arquitetos líderes do Chile, Jorge Swinburn. Inaugurada em 1998, a vinícola de 7.896 metros quadrados inclui dessa forma a mais recente tecnologia em linhas de engarrafamento, fermentadores alimentados por gravidade e tanques ultra modernos de aço inoxidável.
Assim como é projetado para vinificação em pequenos lotes, permitindo fermentação e envelhecimento separados de blocos individuais de vinha e parcelas experimentais de vinha. Quando os hóspedes entram na vinícola, são recebidos no “Casona”, uma sala, inegavelmente, de tirar o fôlego, com uma rotunda alta, tetos de 16 metros e paredes de vidro que revelam as cavernas do barril abaixo.
No momento em que a família Huneeus era pioneira no Vale do Casablanca, no Chile, em 1990, havia menos de 40 hectares plantados em videiras. Posteriormente, nos dias atuais, a propriedade Veramonte Alto de Casablanca ganhou reconhecimento mundial pela qualidade de seus vinhos.
Todas as propriedades aderem a práticas orgânicas que garantem assim as melhores condições para o desenvolvimento de nossas vinhas e a obtenção de vinhedos sustentáveis ao longo do tempo. Solos vigorosos e equilibrados cultivam uvas de qualidade que sem dúvida alguma expressam o potencial máximo de seu terroir.
As práticas da vinha orgânica incluem:
1. Fabricação e uso de composto de qualidade com base nos restos orgânicos obtidos durante a colheita.
2. Aplicação de composto nas vinhas a fim de aumentar da biodiversidade do solo.
3. Cobrir o cultivo entre as fileiras das vinhas, a fim de melhorar a estrutura do solo, reduzir a erosão e adicionar nutrientes.
4. Conservação de corredores biológicos para preservar a biodiversidade e garantir um ecossistema auto-suficiente.
5. Incorporar ovelhas, que ajudam a cortar a grama, arejar o solo e minimizar a compactação. Eles também servem como fertilizante natural.
Hoje, Veramonte faz parte da vinícola espanhola González Byass.
Referências: www.southernwines.com; www.myguidechile.com
Veja a seguir mais rótulos da vinícola Veramonte
Para comprar no site parceiro, clique aqui