A Pinot Noir é uma uva de difícil cultivo. Por este motivo, este vinho é sempre muito bom. É uma uva extremamente delicada, exigindo características bem especiais no seu cultivo. Tem em Borgonha, França, um grande destaque. O Champanhe, por exemplo, original e consagrado na região de Borgonha, tem a delicada uva como uma das quais pode ser produzido.
O vinho a partir dela tem históricos de mais de 2.000 anos de produção. É um vinho que realmente encanta. Então, hoje, vamos a uma lista seletíssima deste saboroso vinho.
Lista dos melhores em custo/benefício da uva Pinot Noir
1. Vinho tinto argentino – DV Catena Pinot Noir-Pinot Noir. Em matéria de harmonização, pense em carnes de caça, salmão, pato, massas e aves.
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://amzn.to/458B26Z”]Compre aqui[/button]
2. Vinho tinto chileno – Vinho Gato Negro Pinot Noir. Em harmonização, aconselho canapés, pratos a base de aves ou peixes e queijos leves.
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://amzn.to/3OI33vg”]Compre aqui[/button]
3. Vinho tinto argentino – Trapiche Reserva Pinot Noir. Em harmonização, aqui, o ideal são carnes brancas assadas, legumes grelhados e risoto de cogumelos.
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://amzn.to/3P2EY3C”]Compre aqui[/button]
4. Vinho tinto francês – Maison Castel Grande Réserve Pinot Noir Pays d’Oc IGP 2020. Em harmonização, este premiado vinho combina com carnes grelhadas e queijos amadurecidos.
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3P7SnHO”]Compre aqui[/button]
5. Vinho tinto chileno – Templo Sur Limited Series Pinot Noir 2022. Em harmonização, pense em charcutaria, strogonoff de carne, berinjela à parmegiana.
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3YIE9QE”]Compre aqui[/button]
6. Vinho tinto chileno – Santa Alicia Reserva Pinot Noir Valle del Bío Bío 2022. Em harmonização, opte por carnes vermelhas e brancas grelhadas, cogumelos, queijos moles.
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/45e9ey0″]Compre aqui[/button]
7. Vinho tinto americano – Dark Horse Pinot Noir 2019. Em harmonização, opte por pratos mais leves, como carnes magras, molhos à base de azeite, cogumelos, frutas vermelhas, tomate ou queijos cremosos, risoto de cogumelos, sanduíche de rosbife, atum selado com crosta de gergelim.
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3OBy7g4″]Compre aqui[/button]
Leia mais sobre estes vinhos abaixo
1. DV Catena Pinot Noir-Pinot Noir
Produzido na região de Mendoza, safrado em 2020, pela Catena Zapata (O melhor destino mundial para enoturismo). Este saboroso vinho, na boca, é untuoso e complexo, com taninos sedosos e abundantes. Ao nariz, é dominado por delicadas notas de frutas vermelhas, ameixa e florais, com couro, especiarias e sutil carvalho de baunilha. Produzido a partir da uva Pinot Noir, é vermelho-tijolo e estagiou 12 meses em barricas de carvalho (sendo 85% carvalho francês e 15% carvalho americano). Premiaçõs: Wine Brand: Marca mais admirada do mundo.
2. Vinho Gato Negro Pinot Noir
Produzido na região do Valle Central pela Viña San Pedro. Este é um vinho que, na boca, é leve, frutado e fresco, com acidez, taninos suaves e uma deliciosa sensação no final. Ao nariz, traz notas de frutas vermelha como cereja e framboesa. Um belo Pinot Noir vermelho rubi com tons violáceos com estágio em barricas de carvalho.
3. Trapiche Reserva Pinot Noir
Produzido na região de Mendoza pela Trapiche. Este vinho, na boca, é de médio corpo, fresco com taninos leves. Ao nariz, traz cereja, caramelo, baunilha e leve tostado. É um belo Pinot Noir vermelho rubi intenso brilhante.
4. Maison Castel Grande Réserve Pinot Noir Pays d’Oc IGP 2020
Produzido na região de Languedoc-Roussillon, safrado em 2020, pela Maison Castel. Este vinho, na boca, é frutado, elegante e fresco na entrada com uma textura sedosa. Ao nariz, traz aromas de cerejas maduras, framboesas silvestres e especiarias. Um belo Pinot Noir vermelho-rubi brilhante. Premiações: Medalha de prata no Concours Mondial des Pinots 2021, Sustainable Terra Vitis Viticulture.
5. Templo Sur Limited Series Pinot Noir 2022
Produzido na região do Valle Central, safrado em 2022, pela Sur Valles. Este saboroso vinho, na boca, é suculento, redondo e harmonioso, com taninos macios e final persistente. Ao nariz, traz notas intensas de frutas vermelhas, como morango, cereja e framboesa. Um belo líquido vermelho-rubi brilhante com estágio em tanques de aço inoxidável sobre suas borras finas. Premiações/Pontuações: Certificado de Vinho Sustentável do Chile.
6. Santa Alicia Reserva Pinot Noir Valle del Bío Bío 2022
Produzido na região do Valle del Bío-Bío, safrado em 2022, pela Viña Santa Alicia. Este interessante vinho é, na boca, elegante, saboroso e taninos delicados. Ao nariz, traz aroma de frutas vermelhas frescas. Um belo vinho vermelho-rubi com estágio em barricas de carvalho.
7. Dark Horse Pinot Noir 2019
Produzido na Califórnia, safrado em 2019, pela Dark. Este inusitado vinho, na boca, é jovem, corpo leve para médio, frutado, elegante, aveludado, taninos macios, acidez média para alta, final longo e agradável. Ao nariz, traz frutas vermelhas, morango e cereja, toques de lavanda. Um belo tinto vermelho violáceo.
Conclusão
Uma bela viagem a Tiradentes, Minas Gerais, gerou este interessante artigo. Sim, o assunto circulava em vinhos, comidas e cultura. Grande festival. Bom, fui com um grupo, todos esperavam o toque de midas na harmonização. Salve a Pinot Noir, uma uva bem interessante, agradou a todos. Prometo mais artigos a partir desta viagem. Prometo falar um pouco mais deste interessante destino para turismo. Bom, quero trazer a boa experiência. Vamos experimentar estes detalhes. Venha!