Hoje tenho uma boa lembrança. O pai de um amigo me traz o vinho Tannat. A uva Tannat é muito especial para ele. Bom, de fato, é um vinho muito interessante. Quero lhes convidar a experimentar esse sabor: o vinho Tannat! Para tal, fiz uma lista, coloquei nela um conjunto de experiências minhas. Vamos à lista dos melhores do vinho Tannat.
Lista dos melhores
1. Vinho tinto uruguaio – Montes Toscanini Reserva Familiar Tannat. Este vinho harmoniza bem com carnes vermelhas assadas, queijos maduros como parmesão, piccorino e prima donna, massas com molhos intensos.
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://amzn.to/3s9pJgb”]Compre aqui[/button]
2. Vinho tinto brasileiro – Arbo Reservado Tannat. Este vinho cai bem com carnes vermelhas, pizzas e pratos condimentados
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://amzn.to/3s9pJgb”]Compre aqui[/button]
3. Vinho rosé uruguaio – Pueblo del Sol Tannat Rosé 2023. Este vinho é leve e combina bem com salada de frutos do mar, risoto de tomate seco, quiche de abóbora com carne seca, sushi e frango com vinagrete de morango.
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3KAslKf”]Compre aqui[/button]
4. Vinho tinto uruguaio – Garzón Reserva Tannat. Harmonize este vinho com carnes vermelhas, massas e queijos duros.
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://amzn.to/3QANMih”]Compre aqui[/button]
5. Vinho tinto uruguaio – Garzón Single Vineyard Tannat. Este é um vinho que combina muito bem com carnes vermelhas grelhadas e assadas, churrasco, embutidos, carnes suínas e queijos duros.
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://amzn.to/45kXpFU”]Compre aqui[/button]
6. Vinho tinto uruguaio – Pueblo del Sol Ultra Tannat 2021. Aqui, opte por pratos de média estrutura, como carnes vermelhas assadas, cozidas ou grelhadas, carnes brancas mais intensas, molhos à base de tomate, queijos ou especiarias, iscas de filé acebolado, nhoque ao sugo, filé mignon suíno ao molho de frutas vermelhas.
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/45p0dlq”]Compre aqui[/button]
7. Vinho tinto uruguaio – Alto De La Ballena Tannat 2019. Pense em Cordeiro assado, ossobuco e risoto de queijos.
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3OrzXQA”]Compre aqui[/button]
8. Vinho tinto brasileiro – Solear Tannat 2020. Aqui, pense em cordeiro assado, pururuca, queijo parmesão e pizzas variadas.
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/45oqT5R”]Compre aqui[/button]
Leia mais sobre estes vinhos abaixo
1. Montes Toscanini Reserva Familiar Tannat
Produzido na região de Canelones pela Montes Toscanini. Este saboroso vinho, na boca, possui taninos macios e intensos com uma acidez equilibrada. Ao nariz, traz notas de frutas escuras com couro, tabaco e menta. Um belo Tannat vermelho-rubi brilhante que passa por 12 meses em barricas de carvalho.
2. Arbo Reservado Tannat
Produzido na região da Serra Gaúcha pela Casa Perini. Este vinho, na boca, é bem estruturado, taninos marcantes e agradáveis. Ao nariz, traz aromas que remetem fortemente a chocolate. É um belo Tannat vermelho-rubi.
3. Pueblo del Sol Tannat Rosé 2023
Produzido na região de Canelones, safrado em 2023, pela Pueblo del Sol. Este vinho, na boca, é um jovem, leve, frutado, macio, com acidez agradável e refrescante. Ao nariz, frutas vermelhas fresca, morango e cereja. Um belo Tannat rosa claro.
4. Garzón Reserva Tannat
Produzido na região de Maldonado, safrado em 2018, pela Bodega Garzón, a quinta melhor vinícola do mundo. Este vinho, na boca, é encorpado, boa acidez e taninos firmes e arenosos. De boa tipicidade, tem final carnudo e persistente, com toques terrosos e de alcaçuz. Ao nariz, traz ameixas e amoras maduras seguidas de notas florais, de ervas e de especiarias doces, além de toques de baunilha e café. É um belo Tannat cor púrpura intensa que passa de 6 a 12 meses em barris de 5000 litros de carvalho em contato com as borras (sur lie).
5. Garzón Single Vineyard Tannat
Produzido na região de Maldonado, safrado em 2020, pela Bodega Garzón, o quinto melhor destino de enoturismo do mundo. Este vinho, na boca, é complexo e sedoso, boa acidez, encorpado, grande elegância e persistente. Ao nariz, traz aromas de cerejas maduras, chocolate e toques de especiarias, que se mesclam a cacau e notas minerais. Um belo Tannat vermelho-rubi intenso com reflexos púrpura que passa de 12 a 18 meses em barris e barricas de carvalho francês.
6. Pueblo del Sol Ultra Tannat 2021
Produzido na região de Canelones, safrado em 2021, pela Pueblo del Sol. Este saboroso vinho, na boca, é jovem, corpo médio, bem estruturado, equilibrado, frutado, taninos presentes e macios, boa acidez. Ao nariz, traz aromas de frutas vermelhas, toque floral e de figo, sutis especiarias como noz-moscada e cacau. Este é um belo Tannat vermelho intenso com reflexos violáceos que passa de 12 a 18 meses, sendo 90% em tanques de aço inox e 10% em barricas.
7. Alto De La Ballena Tannat 2019
Produzido na região de Maldonado, safrado em 2019, pelo produtor: Alto De La Ballena. Este vinho, na boca, traz taninos intensos, boa intensidade de fruta e acidez equilibrada. Ao nariz: mirtilos, ameixa, amora preta e um toque de menta. Um belo Tannat rubi com tons de violeta.
8. Solear Tannat 2020
Produzido na região da Campanha Gaúcha, safrado em 2020, pela Nova Aliança. Um vinho que, na boca, traz taninos potentes, acidez alta e sabores de frutas negras. Ao nariz, traz mirtilo, amora negra e um leve toque de menta. Um belo Tannat rubi profundo com tons violáceos.
Conclusão
Mais um bom momento com todos vocês, muito divertido. Bom, hoje o registro é o vinho Tannat, você verá um detalhe especial. O escolhi pelo pedido do pai de um amigo, mas, também, pela Vinícola Gárzon, um destino do enoturismo que está em alta, junto com a Catena Zapata e a Vik. Bom, falarei mais disto, pois adoro o enoturismo. Por hora, venha se divertir com o Vinho Tannat!