*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima
Espumante francês – Veuve Clicquot Rich
Para comprar este vinho no site parceiro, clique aqui
Volume: 750 mL
Região: Champagne
Boca: Tem boa estrutura e frescor, é cremoso e doce
Produtor: Veuve Clicquot
Uvas: Pinot Noir (45%), Pinot Meunier (40%) e Chardonnay (15%)
Teor alcoólico: 12%
Serviço: 8°C
Potencial de guarda: 3 anos
Nariz: Cítrico e floral
Visual: Amarelo claro
Amadurecimento: Em contato com as borras
Classificação: Suave/Doce
Harmonização: Perfeito para uso na coquetelaria, onde recomenda-se colocar gelo na taça, acrescentar um único ingrediente como abacaxi, laranja, aipo ou pepino, e completar com o champagne. Também perfeito para acompanhar sobremesas à base de frutas tropicais ou cítricas
Breve descrição:
O “Rich” no nome vem da tradição dos champagne de serem chamados assim os vinhos mais doces. E é isso que Veuve Clicquot Rich é, doce, estruturado, fresco em boca, além de exibir aromas cítricos e florais.
É o primeiro champagne do mundo criado para a prática da mixologia. Ou seja,a versatilidade deste exemplar permite que a pessoa possa fazer a sua própria e divertida experiência degustativa para apreciá-lo como quiser.
Em todo caso, o fato de ser doce faz com que este champagne seja melhor apreciado com gelo e com um outro ingrediente, o que realça as suas propriedade únicas.
Sobre a vinícola:
Sem dúvida uma das lendas estabelecidas do champanhe, a Veuve Clicquot tem desempenhado um papel central desde o século XIX na comercialização do champanhe como a única bebida de escolha para celebrações e ocasiões especiais, e se tornou o porta-voz mais alto de toda a região.
No entanto, esta casa agora gigante teve um começo relativamente humilde e foi fundada (quase como um hobby!) em 1772 pelo rico comerciante Philippe Clicquot-Muiron. Seu filho herdou a pequena produção e casou-se com Barbe-Nicole Ponsardin em 1798, embora ele, infelizmente, não viveu para ver a casa atingir grandes alturas quando ele morreu em 1805.
Posteriormente, sob controle total, sua viúva (Veuve em francês) começou a trabalhar, reduzindo o interesse da família em seus impérios bancários e têxteis e, em vez disso, concentrando-se quase inteiramente na produção de champanhe.
Seu carisma, assim como sua determinação, em produzir champanhe de alta qualidade (e nada mais!) pagaram dividendos maciços por Veuve Clicquot e Madame Clicquot é creditada por estabelecer a marca nas cortes reais da Europa.
Durante as guerras napoleônicas no século XIX, a Veuve Clicquot se consolidou como a opção premium do champanhe, principalmente na corte real da Rússia! Madame Clicquot também pôde reivindicar a responsabilidade de tornar possível a produção em massa de champanhe, abrindo assim o caminho para as produções de grande volume que temos hoje.
A morte de Madame Clicquot, em 1866, foi uma grande perda para a casa, quando já era uma operação substancial bem como uma marca respeitada. A casa permaneceu no controle da família até 1987, no momento em que foi adquirida no grupo de marcas de luxo LVMH.
Felizmente, a propriedade corporativa não prejudicou a qualidade dos vinhos, especialmente o famoso prestígio de cuvee, La Grande Dame. Certamente, um dos melhores vinhos de Champagne, surpreende a todos que o experimentam com incrível complexidade, profundidade e poder.
Por fim, a Veuve Clicquot é uma casa espetacular para visitar, com sua grande arquitetura e legado em Champagne; uma incursão verdadeiramente inesquecível na área. Se a região precisa de um embaixador para seus vinhos, então sabe onde procurar!
Referência: www.cellartours.com
Veja a seguir mais rótulos da vinícola Veuve Clicquot
Para comprar no site parceiro, clique aqui