*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima
Vinho tinto italiano
Volume: 750 mL
Região: Vêneto
Safra: 2013
Boca: Corpo de médio para encorpado, acidez delicada, taninos sedosos, doçura discreta, final longo
Produtor: Tenuta Sant’Antonio
Uvas: Corvina Veronese (70%), Rondinella (20%), Croatina (5%) e Oseleta (5%)
Teor alcoólico: 14,5%
Serviço: 16°C
Potencial de guarda: 8 anos
Nariz: Frutas vermelhas, alcaçuz, tabaco, cedro, especiarias
Visual: Rubi intenso
Amadurecimento: 24 meses em barris de carvalho francês
Decantação: 30 minutos
Classificação: Meio Seco/Demi-Sec
Harmonização: Picanha recheada, ossobuco com risoto milanês, espaguete com almôndegas ao sugo, pizza de presunto de Parma, nhoque de beterraba ao molho quatro queijos, queijos duros
Breve descrição:
Este tinto vem da Denominação de Origem de Valpolicella, em Vêneto, na Itália, que é uma das mais conhecidas desse país e mundialmente renomadas. E além disso, é classificado como Superiore, ou seja, é produzido através de uma seleção especial de uvas e passou por um longo estágio em barricas de carvalho.
O que resultou em um tinto elegante, macio e refinado. Especificamente em boca possui grande presença, com taninos sedosos, acidez delicada e um traço de doçura, complementado por um longo final.
Os aromas são de frutas vermelhas acompanhadas de notas de tabaco e alcaçuz, com nuances de cedro e especiarias. Recomenda-se decantá-lo por 30 minutos antes de tomá-lo.
Sobre a vinícola:
Tenuta Sant’Antonio é uma vinícola localizada na área de Monti Garbi, em Verona, perto do Lago Garda, e sendo assim, é propriedade de quatro irmãos: Armando, Paolo, Tiziano e Massimo Castagnedi, e produz vinhos Soave, Valpolicella e Amarone.
Com efeito, a propriedade é composta por 50 hectares de vinhedos – 30 hectares ao redor de Mezzane e 20 hectares em San Zeno di Colognola ai Colli, no distrito de Valpolicella. As variedades de uva cultivadas nessas vinhas incluem as variedades regionais clássicas Corvina, Molinara, Rondinella, Garganega e Trebbiano di Soave, assim como variedades internacionais como Chardonnay.
Os vinhos tinto e branco são envelhecidos em contato com as borras e misturados em frascos de aço inoxidável e posteriormente através do método tradicional de barragem em barril. Eles são clarificados, dessa forma, apenas alguns dias antes do engarrafamento.
O principal vinho da Tenuta Sant’Antonio, de fato, é o Amarone della Valpolicella Riserva chamada Lilium Est. O vinho é produzido pelo processo de appassimento, onde após a colheita as uvas são secas por várias semanas em prateleiras de bambu ou tapetes de palha, a fim de concentrar açúcares para aumentar o corpo e a intensidade do sabor.
Por fim, a Sant’Antonio produz uma variedade de outros vinhos sob vários outros títulos DOC e IGT, incluindo a linha Scaia e a linha sem sulfito Telos.
Referência: www.wine-searcher.com
Veja a seguir mais rótulos da vinícola Tenuta Sant’Antonio
Para comprar no site parceiro, clique aqui